Com 2 expulsos, Fortaleza e São Paulo empatam em 0 a 0 - Gazeta Esportiva - Muito além dos 90 minutos
Em jogo com 2 expulsões, Fortaleza e São Paulo empatam em 0 a 0 no Castelão

Em jogo com 2 expulsões, Fortaleza e São Paulo empatam em 0 a 0 no Castelão

Gazeta Esportiva

Por Redação

11/05/2023 às 22:02 • Atualizado: 11/05/2023 às 22:54

São Paulo, SP

O São Paulo empatou em 0 a 0 com o Fortaleza na noite desta quinta-feira, no Castelão, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, em partida que terminou com dez jogadores para cada lado graças às questionáveis expulsões de Brítez e Rodrigo Nestor no segundo tempo.

Com o resultado, o São Paulo perdeu a oportunidade de ingressar no G4 do Campeonato Brasileiro, permanecendo em sétimo lugar, com oito pontos, logo atrás do Fortaleza, em sexto, com nove tentos.

O São Paulo volta a entrar em campo no próximo domingo, quando enfrenta o Corinthians, na Neo Química Arena, onde jamais venceu, pelo Campeonato Brasileiro. Já o Fortaleza terá pela frente o Grêmio, também no domingo, em Porto Alegre.



Equipes têm dificuldade para criar no 1ºT


São Paulo e Fortaleza não protagonizaram um primeiro tempo empolgante. Mas, logo aos três minutos, Marcos Paulo assustou os donos da casa ao recuperar a bola na entrada da área, dar um lindo drible no marcador e chutar no cantinho, para fora. O Leão respondeu pouco depois, em contra-ataque. Após boa troca de passes, Yago Pikachu também experimentou da média distância, mandando à direita do goleiro Rafael.

Pikachu foi a principal arma do Fortaleza nos primeiros 45 minutos. Mais tarde foi a vez de o lateral-direito cruzar na medida para Guilherme, que cabeceou firme, carimbando o travessão. Foi a melhor chance dos donos da casa na etapa inicial.

O São Paulo só foi voltar a ameaçar o Fortaleza na reta final do primeiro tempo. Aos 31 minutos, Wellington Rato levou para o meio e deu passe em profundidade para Calleri, que dominou dentro da área e bateu cruzado, mas faltou pontaria. Depois foi a vez de Rodrigo Nestor receber de Marcos Paulo e cruzar rasteiro, porém, ninguém conseguiu completar para o fundo das redes.

Antes do juiz apitar o fim do primeiro tempo o Fortaleza ainda teve a última chance para ir ao intervalo em vantagem no placar. Marcos Paulo perdeu a bola no campo de defesa ao tentar dar um chapéu no marcador, e os donos da casa trocaram passes rápidos antes de Yago Pikachu invadir a área e bater firme, balançando as redes pelo lado de fora.



2ºT com dez para cada lado


O Fortaleza tentou sair em vantagem logo no início do segundo tempo. No primeiro minuto os donos da casa já tiveram uma primeira oportunidade através da bola parada. Brítez ajeitou de cabeça para o segundo pau após cobrança de falta, mas Silvio Romero não conseguiu completar para o fundo das redes. Mais tarde foi a vez de Caio Alexandre testar o goleiro Rafael, batendo cruzado, mas o rival fez a defesa sem dar rebote.

Só que aos 16 minutos o Fortaleza sofreu um duro baque. Brítez atingiu o rosto de Calleri em disputa de bola, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Com um homem a menos durante boa parte do segundo tempo, o Leão foi obrigado a abrir mão do seu jogo ofensivo.

O São Paulo, por sua vez, foi com tudo para cima do Fortaleza e só não abriu o placar com Rodrigo Nestor porque Maurício Kozlinski cresceu ao ficar cara a cara com o meia tricolor e fez a defesa à queima-roupa em chute praticamente da pequena área.

Mas, a vantagem numérica do São Paulo durou pouco tempo. Aos 27 minutos Rodrigo Nestor também foi expulso em disputa de bola com Titi, que levou a mão ao rosto mesmo não tendo sido atingido pelo rival. O VAR, por sua vez, não interferiu na questionável decisão da arbitragem.

Antes do apito final o Fortaleza ainda teve uma última oportunidade com Calebe, que recebeu passe em profundidade, e, de dentro da área, bateu cruzado, exigindo grande defesa de Rafael, mais uma vez muito importante para o São Paulo seguir pontuando no Campeonato Brasileiro.

FICHA TÉCNICA
FORTALEZA 0 X 0 SÃO PAULO

Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 11 de maio de 2023, quinta-feira
Horário: 20h (de Brasília)
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (FIFA-MG)
Assistentes: Luanderson Lima dos Santos (FIFA-BA) e Celso Luiz da Silva (MG)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (VAR FIFA-RJ)

Cartões amarelos: Britez (2), Yago Pikachu (Fortaleza); Raí Ramos, Rodrigo Nestor, Gabriel Neves, Alisson (São Paulo)
Cartão vermelho: Brítez (Fortaleza); Rodrigo Nestor (São Paulo)

FORTALEZA: Kozlinski; Tinha, Emanuel Brítez, Titi e Lucas Crispim (Bruno Pacheco); Zé Welison (Vinícius Zanocelo), Caio Alexandre e Pochettino (Galhardo); Yago Pikachu, Guilherme (Calebe) e Silvio Romero (Ceballos).
Técnico: Juan Pablo Vojvoda

SÃO PAULO: Rafael; Raí Ramos (Rafinha), Diego Costa, Alan Franco e Patryck (Caio Paulista); Pablo Maia, Alisson e Rodrigo Nestor; Wellington Rato (Gabriel Neves), Marcos Paulo (Luciano) e Calleri (Juan).
Técnico: Dorival Júnior.

Conteúdo Patrocinado