Apostas Agenda
Imagem ilustrativa para a matéria
(Foto: André da Silva Costa/Gazeta Press)

Diretor do São Paulo detona VAR após derrota para o Palmeiras: "É uma vergonha"

Andre Costa foto de perfil
Por Andre Costa 05/10/2025 às 19:23 • Atualizado: 05/10/2025 às 20:21
São Paulo, SP

O diretor de futebol do São Paulo, Carlos Belmonte, detonou o VAR após a derrota de virada para o Palmeiras, neste domingo, no Morumbis, pelo Campeonato Brasileiro. O dirigente afirmou que o árbitro de vídeo no Brasil é "uma vergonha".

O Tricolor reclama de um possível pênalti não marcado por Ramon Abatti Abel quando a equipe ainda vencia o clássico por dois gols de vantagem. O lance ocorreu aos seis minutos do segundo tempo. Tapia foi derrubado por Allan sem querer dentro da área, mas a arbitragem entendeu como "choque normal".

Além disso, Belmonte citou uma entrada de Andreas Pereira em Marcos Antônio. Ele entende que o meio-campista do Verdão deveria ter sido expulso.

"Eu acho que o Ilbert, que era o chefe do VAR hoje, não veio. Acho que ele faltou, não estava aí. Não dar o pênalti no Tapia quando o jogo estava 2 a 0 é inacreditável. Ele não chamou. O VAR está lá para o que? Acho que ele não estava lá. Depois, teve uma entrada no meio da canela do Marcos Antônio. E de novo o VAR não chama", disparou o diretor do clube.

"Entendo que o VAR não veio, não estava no jogo. É impossível o VAR não chamar. Chama para tudo. Em 90% das vezes, chama para nada. Hoje que precisava interferir, não apareceu. Não estou falando do resultado, o Palmeiras fez a parte dele, parabéns ao Palmeiras. Estou falando do VAR. É inacreditável o VAR não chamar. É um lance claro. Infelizmente, assim caminha o VAR no Brasil. O VAR no futebol brasileiro é uma vergonha", finalizou.

São Paulo

(Foto: André da Silva Costa/Gazeta Press)

Rui Costa na bronca

O executivo de futebol do São Paulo, Rui Costa, também protestou ao passar pela zona mista. Nenhum atleta concedeu entrevista para não correr risco de sofrer punições.

"Eu estou hoje aqui representando os atletas do São Paulo para que eles não sejam punidos, porque certamente o assunto preponderante seria os graves, crassos erros da arbitragem e o que isso impactou na relação dos atletas no jogo. Os erros de hoje não são erros comuns, não são erros sequer de interpretação. Eu penso que é uma unanimidade que os erros foram cometidos de forma grosseira, de forma a sequer deixar qualquer margem de dúvida", pontuou o dirigente.

"O que a CBF pode fazer em relação a isso, a CBF tem que responder. Não são os clubes, os clubes fazem o que a lei permite. Inclusive, não tenho nenhuma dúvida que nós seremos punidos porque fomos manifestar nossa indignação em relação ao árbitro na saída do estádio. Não é o momento mais adequado, mas não há como tratar uma situação dessa com normalidade, com equilíbrio emocional. Hoje parecia que nós estávamos na década de noventa, onde não tinha VAR", finalizou.

Situação na tabela

Com o resultado, o São Paulo fica estacionado na oitava posição, com os mesmos 38 pontos. A equipe de Hernán Crespo poderia ter entrado no G6 em caso de vitória.

Próximo jogo do São Paulo

  • Grêmio x São Paulo (28ª rodada do Brasileirão)
  • Data e horário: 16/10 (quinta-feira), às 19h (de Brasília)
  • Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)

Conteúdo Patrocinado