Diniz repete estratégia de campeão europeu para qualificar a saída de bola - Gazeta Esportiva
Diniz repete estratégia de campeão europeu para qualificar a saída de bola

Diniz repete estratégia de campeão europeu para qualificar a saída de bola

Gazeta Esportiva

Por Pedro Nascimento

25/08/2020 às 06:30

São Paulo, SP

No último domingo, o São Paulo venceu o Sport por 1 a 0 e conseguiu minimizar a pressão sobre Fernando Diniz e os jogadores, ganhando um pouco mais de tranquilidade para se preparar para a próxima partida. Para o jogo realizado na Ilha do Retiro, o técnico do Tricolor optou por quatro mudanças no time titular, dentre elas uma semelhante à utilizada pelo Bayern de Munique, atual campeão europeu.

Depois de diversos deslizes cometidos pelo sistema defensivo, Diniz sacou os dois zagueiros titulares da equipe promoveu as entradas de Diego e Leo. Enquanto o primeiro é uma cria de Cotia que já atuou tanto como volante quanto como zagueiro, o segundo é lateral-esquerdo de origem e não tem o costume de jogar no miolo da zaga.

Uma das principais peças do time do Bayern de Munique é Alaba, que, apesar de ser lateral-esquerdo de origem, consolidou-se como zagueiro do time que conquistou a Liga dos Campeões no último final de semana. O jogador austríaco já tinha sido utilizado nessa posição com Guardiola, mas foi definitivamente bancado na função pelo atual treinador Hans Flick.

Alaba passou a ser um dos zagueiros do Bayern nesta temporada (Foto: Franck Fife/AFP)


Ao lado de Boateng, Alaba formou uma dupla de zaga segura com Boateng, mas sua principal contribuição foi na saída de bola. Por ser lateral-esquerdo de origem, o jogador trouxe qualidade no primeiro passe da equipe alemã, auxiliando na construção das jogadas desde trás.




Após a partida contra o Sport, Diniz explicou por que optou pela mudança dos dois zagueiros, destacando as características de Leo como complementares para o setor.

“O Arboleda e o Bruno Alves são dois grandes jogadores, neste momento achei que o Diego já estava merecendo oportunidade - tinha jogado bem contra o Guarani e vinha muito bem nos treinos - e o Léo, de repente é uma posição que ele pode colocar no seu manual. É um jogador muito forte, muito rápido, que tem uma saída com o pé esquerdo que facilita como a gente joga", afirmou Diniz.

Para a próxima partida, a tendência é que Diniz mantenha a estrutura do time que venceu o Sport. Na quarta-feira, o Tricolor recebe o Athletico Paranaense, no Morumbi, às 19h.

Conteúdo Patrocinado