Alan Kardec pediu para a torcida criticar a equipe somente quando for necessário (Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)
Os jogadores do São Paulo não perdoaram o comportamento crítico da torcida na reta final da última temporada. O atacante Alan Kardec concedeu entrevista coletiva nessa segunda-feira e lamentou a perseguição à qual jogadores foram expostos nas últimas rodadas do Brasileirão. Segundo o centroavante, as vaias e xingamentos prejudicaram o rendimento do time e tiraram a tranquilidade para trabalhar de alguns atletas do elenco.
Como base para sua avaliação, Kardec recordou o caso do zagueiro Lucão. O jovem de 19 anos enfrentou a ira das arquibancadas no Brasileirão e chorou ao ser xingado na vitória por 3 a 2 sobre o Figueirense, no Morumbi. "Temos jogadores jovens e de qualidade. Muitos ficaram expostos no ano passado. Um grande exemplo é o Lucão, que a torcida pegou no pé em jogos dentro de casa. Acho que essa cobrança foi um pouco exagerada. Os garotos ficaram expostos".
Apesar de não concordar com as críticas da torcida, o atacante defendeu o direito da torcida são-paulina de criticar os jogadores quando os resultados desagradarem. "Não temos como fugir das responsabilidades e da cobrança. Sabemos que muitas vezes a torcida reflete lá fora o que a equipe faz dentro de campo. Nosso último ano foi muito irregular, não fomos felizes nos clássicos, ganhávamos alguns jogos e perdíamos outros logo em seguida. A torcida cobrou com razão", declarou.
Para Kardec, um atleta que atua no São Paulo deve "assimilar as críticas e aproveitar as oportunidades para aparecer". "A torcida estará do nosso lado e nos apoiará a partir do momento em que tivermos resultados e boas apresentações", avaliou.
O atacante também rechaçou a ideia de que a presença do uruguaio Diego Lugano no time aliviará a pressão vinda das arquibancadas. O zagueiro está acertado com o clube e depende só de detalhes burocráticos para ser anunciado como reforço. "O Lugano é um grande ídolo da torcida, mas não vai eximir os demais das reclamações e cobranças", concluiu o centroavante.