Com excesso de zagueiros, Dorival revive ‘problema’ de Ceni em 2017 - Gazeta Esportiva
Com excesso de zagueiros, Dorival revive ‘problema’ de Ceni em 2017

Com excesso de zagueiros, Dorival revive ‘problema’ de Ceni em 2017

Gazeta Esportiva

Por José Victor Ligero

11/01/2018 às 08:00

São Paulo, SP




A chegada de Anderson Martins ao São Paulo fará Dorival Júnior se deparar com um paradoxo enfrentado por Rogério Ceni no início de 2017: o excesso de zagueiros. Com a contratação do jogador que rescindiu contrato com o Vasco, o elenco tricolor passa a ter sete atletas que atuam na defesa.

Além de Anderson Martins, a comissão técnica tem à sua disposição Rodrigo Caio, Robert Arboleda, Bruno Alves, Aderllan, Rony e Éder Militão como zagueiros. É o setor com a maior concorrência por vagas no plantel são-paulino.

Durante a pré-temporada do ano passado, Rogério Ceni teve de lidar com o mesma situação, na qual comemorou o número pomposo de alternativas, mas preocupado com o “desequilíbrio” e a possibilidade de ter de lidar com atletas “chateados” com a perspectiva de serem pouco utilizados.

Na época, Rodrigo Caio, Maicon, Diego Lugano, Breno, Lucão, Douglas e Lyanco eram as opções. Desses, somente o primeiro continua no clube do Morumbi, o que mostra a alta rotatividade no setor.

O fator atenuante de Ceni é que seu esquema previa a utilização de três zagueiros, com Rodrigo Caio atuando mais à frente, como líbero. Além disso, Lyanco começou 2017 defendendo a Seleção Brasileira no Sul-Americano sub-20 e, na sequência, seria vendido ao Torino-ITA.

Ainda assim, a concorrência entre cinco defensores era grande. Insatisfeito com a reserva, Breno pediu para ser negociado e foi para o Vasco. Douglas e Lucão também foram emprestados, para Chapecoense e Estoril-POR, respectivamente. Posteriormente, em má fase, Maicon foi vendido ao Galatasaray-TUR.

Desta vez, contudo, Dorival não tem a expectativa de ter seu quadro de zagueiros desinchado. Até o momento, o São Paulo não recebeu propostas por eles, embora Rodrigo Caio invariavelmente seja alvo de clubes do exterior durante janelas de transferências.

Em compensação, a concorrência deve ser amenizada um pouco pelo fato de Éder Militão seguir sendo utilizado como lateral direito titular nesta pré-temporada, mesmo com Bruno já recuperado de lesão nas costas. Ademais, recuperando-se de um estiramento na coxa direita, Arboleda só deve iniciar os trabalhos em campo na semana que vem, quando a equipe estreia no Campeonato Paulista.

A tendência, portanto, é que a dupla de zaga contra o São Bento, na próxima quarta-feira, seja composta por Rodrigo Caio e Bruno Alves, que vêm treinando entre os titulares. Anderson Martins e Aderllan, além do recém-promovido ao profissional Rony, aparecem como opções para compor o banco.

Conteúdo Patrocinado