Bauza testa três volantes e indica time defensivo para decisão em La Paz - Gazeta Esportiva
Bauza testa três volantes e indica time defensivo para decisão em La Paz

Bauza testa três volantes e indica time defensivo para decisão em La Paz

Gazeta Esportiva

Por Tomás Rosolino

19/04/2016 às 11:11

São Paulo, SP

Tricolores encaram o forte sol da manhã de terça no CCT da Barra Funda (Foto: Tomás Rosolino/Gazeta Press)
Tricolores encaram o forte sol da manhã de terça no CCT da Barra Funda (Foto: Tomás Rosolino/Gazeta Press)


O técnico Edgardo Bauza deve surpreender na escalação do São Paulo para a partida diante do Strongest, nesta quinta-feira, às 21h45 (de Brasília), que vale a classificação do clube para as oitavas de final da Copa Libertadores da América. Preocupado com o físico dos atletas e a adaptação à altitude, além de precisar apenas de um empate para assegurar a vaga, o comandante testou uma formação com três volantes à frente da defesa.

Na atividade, os escolhidos foram Hudson, Thiago Mendes e Wesley. A expectativa era de que os dois últimos brigassem por uma vaga de titular ao lado do primeiro, já que João Schmidt sofreu uma entorse no joelho e não poderá viajar à Bolívia (o atleta também foi expulso ante o River Plate e teria de cumprir suspensão). No ensaio de Patón, porém, ambos ganharam uma oportunidade.

Poupando Calleri do desenho tático, já que ele não terá obrigações defensivas e só ficou trabalhando com os reservas, Bauza escalou Denis; Bruno, Rodrigo Caio, Maicon e Mena; Kelvin, Thiago Mendes, Hudson, Wesley e Michel Bastos. Depois, Paulo Henrique Ganso foi colocado na vaga de Michel, posteriormente também trocado por Kelvin. O fato é que, a todo momento, uma linha de cinco são-paulinos ficou protegendo a entrada da área, inclusive com Ganso acompanhando as descidas de Caramelo pela direita.

O trabalho de cerca de 40 minutos teve a todo momento a bola com os reservas, tentando furar o bloqueio dos titulares. O treinador parou a movimentação em diversas oportunidades para orientar exatamente o que queria, a princípio, buscando emular uma situação de jogo em La Paz.

Em dados momentos, Ganso, já entre os titulares, ficou de fora para que o técnico observasse a defesa com duas linhas de quatro. Em outro, Wesley, Michel e o camisa 10 deixaram apenas seis defendendo, aparentemente para testar uma recomposição defensiva nos contragolpes do adversário.

Dessa forma, caso se confirme a escolha por três volantes, a dúvida ficaria entre Kelvin, Michel Bastos e Ganso para saber quem ocuparia as pontas. Enquanto os dois primeiros têm a seu favor a velocidade para atacar e recompor defensivamente, o último vive grande fase e é o único armador do elenco, considerado pelo próprio comandante como o responsável pelo "toque diferente" da equipe.

A definição sobre os titulares, porém, só deve ser feita no trabalho da manhã de quarta, antes da viagem para Santa Cruz de la Sierra, marcada para a tarde. Ainda há a possibilidade de ele escolher apenas um entre Thiago Mendes e o Wesley, apesar de o trabalho desta manhã fazer disso algo muito pouco provável.

Com oito pontos no Grupo 1 da Libertadores, o time está um à frente do adversário, que vem de derrotas para River Plate e Trujillanos, os mesmos rivais derrotados em sequência pelo Tricolor. Com um empate, o time assegura vaga nas oitavas, enquanto os donos da casa precisam de uma vitória simples para confirmar a passagem.

Conteúdo Patrocinado