Ataíde divulga gravação que provocou a renúncia de Aidar no São Paulo - Gazeta Esportiva
Ataíde divulga gravação que provocou a renúncia de Aidar no São Paulo

Ataíde divulga gravação que provocou a renúncia de Aidar no São Paulo

Gazeta Esportiva

Por Redação

17/12/2015 às 13:01 • Atualizado: 17/12/2015 às 13:22

São Paulo, SP

Aidar foi agredido por Ataíde durante uma discussão sobre a situação do caso Iago Maidana (Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)
Gravação divulgada por Ataíde expõe irregularidades na gestão de Aidar (Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)


Um trecho da gravação feita pelo vice-presidente de futebol do São Paulo, Ataíde Gil Guerreiro, foi divulgado nesta quinta-feira com implicações para o ex-presidente Carlos Miguel Aidar. A conversa, gravada sem o conhecimento de Aidar, mostra que o ex-mandatário tentou desviar a comissão da contratação de um jogador da Portuguesa para reparti-la com Ataíde. Os dirigentes também abordam supostas irregularidades em um contrato com a fornecedora de material esportivo Under Armour. Com a gravação, crescem dúvidas com relação ao papel de Cinira Maturana, namorada do ex-presidente, e Douglas Schwartzmann, ex-vice-presidente de comunicações, no negócio.

Ataíde começa a conversa questionando Aidar sobre a comissão que partiria da negociação do jogador Gustavo, da Lusa, com o São Paulo. Ele indaga o ex-presidente se o esquema não seria outro "batom na cueca", em alusão à expressão usada pelo empresário Abílio Diniz para se referir à polêmica contratação do zagueiro Iago Maidana. "Ele me paga honorários. Ele paga honorários para mim. Só isso, e eu repasso a você em dinheiro. Não é nem cheque, não tem rastro nenhum, nem para você, nem para mim", afirmou Aidar.

Ataíde, então, admite enfrentar problemas financeiros, mas afirma não querer participar do esquema para receber o dinheiro da comissão. Ele ainda diz ter informações de que Cinira levou uma comissão milionária para assinar um contrato com a Under Armour. O ex-presidente nega o envolvimento da namorada nas transações e aponta Schwartzmann, vice de comunicações de sua gestão, como responsável pelas assinaturas de contratos com a fornecedora. "Deixa eu falar uma coisa, quem tem contrato com a Under Armour é o tal do Jack, que é o Douglas", diz Aidar.

Jack Banafsheha é uma figura misteriosa no São Paulo. O norte-americano seria representante da empresa Far East, sediada em Hong Kong, que intermediou as negociações entre o clube e a Under Armour. Dias após a renúncia de Aidar, e-mails trocados entre o ex-presidente e Jack mostravam que o empresário havia perdoado uma dívida de R$ 18 milhões com o Tricolor. Assim como Aidar admite na gravação de Ataíde, setores da oposição são-paulina já acusavam Jack de ser um personagem interpretado por Schwartzmann. Em entrevista ao jornal Diário de S. Paulo, no último fim de semana, Aidar negou as acusações. "Claro que [o Jack] é real", afirmou.

Na gravação, Aidar acusa Schwartzmann de estar "pedindo comissão em tudo", mas diz ser impedido de demiti-lo de suas funções. Confira abaixo a transcrição do trecho da gravação divulgado nesta quinta-feira:

Ataíde: E esse negócio do Gustavo (zagueiro da Portuguesa), quando a gente pode fazer?

Aidar: Ah, amanhã.

Ataíde: Mas não é outro batom na cueca, p****?

Aidar: Ele me paga honorários. Ele paga honorários para mim. Só isso. E eu repasso a você em dinheiro. Não é nem cheque, não tem rastro nenhum, nem para você, nem para mim.

Ataíde: Pô, Carlos Miguel, e eu não quero esse dinheiro também, não. O que eu não quero é que você vá mexer no futebol. Vou te contar uma coisa que ninguém sabe. Caiu nas minhas mãos o acordo que a Cinira fez com a Under Armour. Ela recebeu um milhão e dez parcelas de 500, a última termina em julho de 2019. Eu não abro isso para ninguém, eu não vou falar para ninguém, mas eu quero que me deixe mexer no futebol, eu quero seriedade no futebol, eu não quero dinheiro de nada. Eu sou um duro, mas nunca fiz nada de errado. Eu fiquei triste quando você me ofereceu dinheiro. Você achou que eu topava essas coisas, eu não topo nada, não quero nada. E outra coisa, esse da Cinira, da mesma forma, maneira, que eu tenho, qualquer dia alguém pega.

Aidar: A Cinira tentou fazer um negócio com a Under Armour e não conseguiu. Ataíde, ela não tem contrato com a Under Armour.

Ataíde: O cara falou que tinha.

Aidar: Não tem contrato com a Under Armour.

Ataíde: Então tá bom, melhor para você.

Aidar: Deixa eu falar uma coisa, quem tem contrato com a Under Armour é o tal do Jack, que é o Douglas (...)

Ataíde: E como é que o Douglas faz reunião lá?

Aidar: Não sei. Faz reunião onde?

Ataíde: Na casa dele para ir contra você.

Aidar: A Cinira não tem nenhum contrato com a Under Armour.

Ataíde: Mas chegou a fazer, né?

Aidar: Isso é verdade. Ela negociou. Mas naquela época que o Douglas (...)

Ataíde: Eu não quero nada.

Aidar: O negócio da Under Armour estava perdido. Vieram uns caras para cá que falam inglês, nós fizemos uma reunião no meu escritório, almoçamos, desfizemos o negócio, e eles foram embora. Não teve negócio nenhum, nenhum. Depois eles voltaram via Jack. Agora, como é que o Jack voltou, eu não também não sei, Ataíde. Mas chegou porque eu conheci o cara aqui.

Ataíde: O Julio contou aquele dia para nós isso.

Aidar: Eu estive com o cara, isso é verdade, o cara esteve comigo. Assinou o contrato. Agora, se tem rolo aqui, juro por Deus que não sei e também não quero saber.

Ataíde: Agora tem outra coisa, sabe o negócio da hamburgueria aí, tem um negócio da hamburgueria? Fez contrato com o Palmeiras, fez contrato com o Corinthians, fez contrato com o Grêmio. E o advogado do Palmeiras falou que está fazendo contrato com o São Paulo, mas o que atrapalhava é que o Douglas pediu 15%...

Aidar: O Douglas tá pedindo comissão em tudo. Ele veio aqui e descaradamente.

Ataíde: Por que você não acaba com isso, pô? Vamos acabar com isso, pô!

Aidar: Ataíde, eu tô com o seguinte problema, bem. Se eu mandar o Douglas embora, vai o Dedé junto. Você não percebe que eu tô acuado? Completamente acuado? Eu tô a ponto de largar isso aqui a qualquer hora. Eu tô de saco cheio. Eu não preciso disso. Se eu voltar para o escritório para mim é muito melhor.

Ataíde: Ah, eu estou tão nervoso com essas coisas todas, rapaz, mas tão nervoso...Esse negócio do Iago foi uma m*** né?

Aidar: Mas, p***, o que você queria?

Ataíde: E por que você fez essa confusão toda?

Aidar: Porque, Ataíde, você não queria o jogador? Queria ou não queria?

Ataíde: Não queria assim! Para pagar, não, ele vinha de graça.

Aidar: O cara nunca veio de graça. Aí apareceu a p*** lá na (...). Taí a Cinira, pergunta para ela!

Ataíde: Dois filhos da p*** aqueles dois, o Walter e o Raul.

Aidar: No Juan Figuer, o Raul trouxe operação de crédito, dinheiro do exterior. Esse Raul eu conheci no Centro de Treinamento como se fosse amigo do Osorio.

Ataíde: Você me contou.

Aidar: P****, eu não sei m*** nenhuma (...) aí o cara liga precisava atender (...) O nego fala “o presidente não é empréstimo não, é meu! Precisa fechar. Então fecha! Espera um pouco Oswaldo, tá quê? Dá para pagar? Então tá bom, bom, então fecha, foi isso (...) Eu não sentei com o cara. Não sei a do cara.

 

Conteúdo Patrocinado