Aposentado como técnico, Muricy revela desejo de voltar ao São Paulo - Gazeta Esportiva
Aposentado como técnico, Muricy revela desejo de voltar ao São Paulo

Aposentado como técnico, Muricy revela desejo de voltar ao São Paulo

Gazeta Esportiva

Por José Victor Ligero

06/10/2016 às 07:00 • Atualizado: 06/10/2016 às 09:44

São Paulo, SP

Inativo desde maio devido a problemas de saúde, Muricy Ramalho começa a planejar seu retorno ao futebol. E o São Paulo é uma das possibilidades. Aos 60 anos, ele revela o desejo de voltar ao clube pelo qual foi tricampeão brasileiro (2006 a 2008), mas em uma função diferente da de treinador.

“Quem sabe um dia? Não como técnico, mas em outra área, como coordenador (técnico) talvez. A gente pode ter a oportunidade de voltar ao clube. Tenho muita experiência em várias coisas. Podia colaborar, sim”, revelou o ex-técnico em entrevista telefônica à Gazeta Esportiva.

Muricy Ramalho deixou o Flamengo no fim de maio após sofrer uma fibrilação atrial – espécie de arritmia cardíaca. No início de junho, anunciou a aposentadoria como técnico de futebol. Ele já havia passado pelo mesmo problema em 2014, quando comandava o Tricolor paulista.

Conhecido por sua sisudez, Muricy Ramalho deixou o Tricolor pela última vez em abril de 2015, em comum acordo com a diretoria (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)
Conhecido por sua sisudez, Muricy Ramalho deixou o Tricolor pela última vez em abril de 2015, em comum acordo com a diretoria (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)


Na entrevista, Muricy também comentou a má campanha do clube do Morumbi, que ocupa o modesto 13º lugar do Campeonato Brasileiro, com apenas cinco pontos acima da zona de rebaixamento. Na avaliação do ex-treinador, a troca constante de técnicos nos últimos anos culminou na má fase são-paulina.

“Já se sabe que no futebol brasileiro quando se troca muito de técnico o time não funciona. Não tem jeito, já é provado isso. Então, o São Paulo trocou muitos técnicos ultimamente e com certeza nunca achou um sistema de jogo, nunca achou uma filosofia de trabalho porque cada um tem a sua e toda hora muda. Isso confunde os jogadores”, avaliou Muricy.

Nos últimos dois anos, o Tricolor teve cinco técnicos diferentes, incluindo o próprio Muricy. Além dele, Juan Carlos Osorio, Doriva e Edgardo Bauza passaram pelo clube antes de Ricardo Gomes assumir o cargo em agosto. No caso dos estrangeiros, o colombiano saiu para treinar o México, enquanto o argentino trocou o São Paulo pela seleção de seus país.

“É um grande problema, coisa que antigamente não faziam, porque mesmo eu perdi uma Libertadores (2006) e fui mantido. Perdi outras (2007 e 2008) e fui mantido. Na sequência, o trabalho mostrava que era correto”, exemplificou. “Tanto é que nós fomos tricampeões do Brasileiro. Às vezes trocar de técnico não é o caminho correto”, acrescentou.

Questionado sobre o modo de administração do atual presidente do São Paulo, Carlos Augusto de Barros e Silva, Muricy preferiu não emitir opinião pela falta de contato com Leco enquanto este fora vice de futebol de Juvenal Juvêncio, em 2007. Na verdade, nos bastidores, o mandatário era considerado um opositor ao trabalho do ex-treinador. O Tricolor vive momento complicado, também, na política, tendo Roberto Natel, que é do grupo de situação, abandonado a vice-presidência na semana passada. A tendência é que o sobrinho-neto de Laudo Natel concorra com Leco no pleito de abril de 2017.

“Tinha muito pouco contato com ele, porque ele ficava mais no Morumbi, o cargo dele era de uma pessoa que permanecia muito no Morumbi. Era mais o Juvenal que ia no CT, era mais direto com o Juvenal, em reuniões e tal. Não tive oportunidade de trabalhar com o Leco diretamente, era muito distante. Hoje não, ele está mais próximo, mais no CT, mas no meu tempo não o frequentava”, concluiu.

Conteúdo Patrocinado