Você Sabia? Pelé marcou oito gols pelo Santos em um mesmo jogo em 1964 - Gazeta Esportiva
Você Sabia? Pelé marcou oito gols pelo Santos em um mesmo jogo em 1964

Você Sabia? Pelé marcou oito gols pelo Santos em um mesmo jogo em 1964

Gazeta Esportiva

Por Redação

03/06/2020 às 08:00

São Paulo, SP

Pelé marcou oito vezes na vitória do Santos por 11 a 0 contra o Botafogo-SP, em 1964 (Foto: Acervo/Gazeta Press)


No dia 21 de novembro de 1964, pouco mais de nove mil pessoas foram para a Vila Belmiro assistir o Santos enfrentar o Botafogo-SP, em partida válida pelo Campeonato Paulista. O que elas não sabiam é que presenciariam uma goleada de 11 a 0 do Peixe, com direito a atuação de gala de Pelé, que balançou as redes oito vezes.

Até então, nenhum jogador havia marcado oito gols em uma mesma partida. Diante da equipe de Ribeirão Preto, Pelé superou a façanha de Araken, outro atleta do Santos que anotou sete tentos em 1927 contra Portuguesa e Ipiranga. O recorde pertence hoje a Dadá Maravilha, que guardou dez gols no Santo Amaro quando atuava pelo Sport, em 1976.

Só no primeiro tempo, o Rei do futebol deixou sua marca cinco vezes. Pepe, com gol olímpico, e Coutinho foram os outros responsáveis por deixar o Santos com uma vantagem de seis gols no intervalo. Na segunda etapa, Pelé marcou mais três e Toninho completou a goleada.

Após a partida, Oswaldo Brandão, técnico do Botafogo-SP, foi demitido. Duas semanas depois, o treinador comandou o Corinthians na derrota por 7 a 4 para o Santos, no Parque São Jorge, em mais uma grande exibição de Pelé, que mandou a bola para o fundo da meta corinthiana em quatro oportunidades.

O Santos se sagrou campeão do Campeonato Paulista de 1964, vencendo 20 das 30 partidas disputadas, empatando quatro e perdendo seis. Com 34 gols, Pelé foi o artilheiro da competição.




Conteúdo Patrocinado