Com a bola escorregadia, Vanderlei não arriscou sair jogando durante o clássico (Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)
O Santos deixou a primeira partida da semifinal da Copa do Brasil com a classificação à final muito próxima de ser conquistada. A vitória por 3 a 1 em cima do São Paulo em pleno Morumbi faz com que a equipe avance até mesmo com uma derrota por 2 a 0 na Vila Belmiro, no segundo confronto entre as equipes, marcado para a próxima quarta-feira. Antes, porém, o Peixe visita o Figueirense, em Florianópolis, pelo Campeonato Brasileiro. E apesar de toda a vantagem no clássico e a importância de sustentar sua condição de integrante do G4, Dorival Júnior não refuta a ideia de poupar alguns jogadores neste sábado, às 18h30, no estádio Orlando Scarpelli.
“A equipe se portou bem dentro das condições do jogo. Fico feliz por isso. Com todas as dificuldades do campo, a equipe teve postura. Em um primeiro momento, não penso em poupar ninguém, vamos ver o que vai acontecer. Até amanhã (quinta) é natural que alguma coisa venha a acontecer, normal”, explicou o técnico.
As condições adversas citadas por Dorival se dizem respeito ao gramado encharcado do Morumbi na noite desta quarta. O clássico San-São acabou acontecendo debaixo de um verdadeiro temporal, que acaba exigindo muito mais, fisicamente, dos jogadores, além de aumentar o risco de lesão. Nesta quinta, portanto, o elenco alvinegro será submetido a alguns exames e participará de um treino regenerativo no período da tarde. Só então na sexta, no único trabalho que poderá fazer com todo o grupo no CT Rei Pelé, é que Dorival deve dar pistas de quem vai para o jogo em Santa Catarina.
Para tranquilizar o torcedor santista, Ricardo Oliveira, artilheiro da equipe no Campeonato Brasileiro e autor do segundo gol do Peixe em cima do São Paulo, deixou claro que nem mesmo a intensidade de um clássico disputado em um gramado tão ‘pesado’ debilitou sua condição física.
“Estou sempre à disposição do Dorival. Vamos ter uma conversa, junto com o departamento de fisiologia. Mas estou sempre à disposição. Não me foi proposto nada disso, mas amanhã (esta quinta) a gente conversa. Eu estou sempre preparado”, avisou o centroavante de 35 anos.
E se o camisa 9 não vê problema em jogar neste sábado, alguns jogadores podem acabar ganhando oportunidade de readquirir sua melhor condição. São os casos de Geuvânio e Gustavo Henrique. O atacante passou 45 dias parado por causa de uma lesão na coxa e atuou só em uma parte do jogo do último domingo, contra o Goiás. Já o zagueiro entrou no fim do duelo desta quarta e mostrou que não tem mais problemas com as dores musculares.