Santos não conta com permanência de Cuca e sonda cinco técnicos - Gazeta Esportiva
Santos não conta com permanência de Cuca e sonda cinco técnicos

Santos não conta com permanência de Cuca e sonda cinco técnicos

Gazeta Esportiva

Por Lucas Musetti Perazolli

07/02/2021 às 06:00

Santos, SP

O Santos não conta com a permanência de Cuca para a próxima temporada. O contrato do técnico termina no fim de fevereiro e não deve ser renovado.

O Peixe sinalizou aumento salarial e descanso entre o fim do Campeonato Brasileiro e o início do Paulistão, mas o treinador está disposto a sair. Há quem ainda tente convencê-lo no Alvinegro, porém, a chance é remota. Para não dizer impossível.

Cuca sabe das limitações financeiras do Santos e não quer correr o risco de ficar e ser cobrado por bons resultados durante a reformulação no clube. Ele entende que o Peixe foi além da expectativa diante de tantos problemas nos últimos meses e agora seria difícil dar um passo atrás e fazer o torcedor compreender a possível perda de competitividade.

O vice-campeonato da Libertadores para o Palmeiras abalou o técnico, que já pensava em sair antes mesmo da decisão. O Alvinegro perdeu Lucas Veríssimo e Diego Pituca e pode vender mais titulares. Cuca não confirma a saída, mas dá sinais maiores a cada declaração.

"São coisas internas que conversei com o presidente e o Quaresma (José Renato, membro do Comitê de Gestão). Sempre jogo muito aberto, franco. Quero cumprir meu contrato, vim pelo prazer do trabalho e desafio. Estou muito contente com o retorno, principalmente dos jogadores. Uma pena não termos torcedor ao lado pela pandemia. É uma pergunta que cabe um tempo mais para responder. Santos, hoje, vive problemas seríssimos e gravíssimos. O que acontece? Duas ou três punições da Fifa para serem pagas. Dívidas com jogadores para serem pagas e não há receitas. Qual a receita? Vender jogadores. Lucas Veríssimo, Diego Pituca, daqui a pouco mais um e não dá conta, tem que vender dois. E não pra contratar, para pagar contas, salários e transfer ban" disse Cuca, após o empate em 1 a 1 com o Atlético-GO. 

"A próxima temporada é de arrumar a casa, como falei. E não se arruma a casa colocando móveis, mas a estrutura, que não está nada legal. Santos tem que competir com São Paulo, Corinthians, Palmeiras. Não se pode perder enquanto arruma a casa. Derrotas têm consequência para treinador e emocional dos meninos. Vento a favor é uma coisa, contra a outra. Temos que pensar com carinho, com cuidado. Tenho falado como amigo com o presidente, Quaresma, Jorge (Andrade, gerente de futebol). Temos conversado muito sobre isso aí", completou o treinador.

Cuca quer terminar esse ciclo, mas aceitaria sair antes do fim do Campeonato Brasileiro se a diretoria do Santos decidir iniciar a transição para o novo comandante. O Peixe é o 10º colocado, com 47 pontos, e busca a vaga na próxima Libertadores da América. O Alvinegro enfrentará Coritiba, Corinthians e Fluminense (Vila Belmiro) e Bahia (Fonte Nova).

Opções


O Santos não fez proposta para nenhum técnico, até por ainda ter Cuca no comando, mas sondou cinco profissionais nos últimos dias. A ideia é não começar a próxima temporada sem um treinador.

Dois deles, de acordo com a apuração da Gazeta Esportiva, são Hernán Crespo (Defensa y Justicia-ARG) e Tiago Nunes (sem clube após a demissão no Corinthians).

Crespo foi considerado caro. O custo mensal é superior ao dobro da atual comissão técnica de Cuca. Com Tiago, a conversa foi superficial, sem ainda discutir salários.

O Peixe tem sérias dificuldades financeiras e precisa adequar a folha salarial ao orçamento. Ao mesmo tempo que é cuidadoso para evitar erro na escolha, o Alvinegro sabe que não pode fazer qualquer loucura.

O fato é que o Santos quer um técnico moderno, com aptidão para trabalhar com jovens das categorias de base e de perfil ofensivo. Isso tudo aliado ao salário compatível com o momento.

Jogador de sucesso em clubes como Internazionale e Chelsea, Crespo tem 45 anos e treinou Modena e Banfield antes de ser campeão da Sul-Americana com o Defensa y Justicia nesta temporada.

Tiago Nunes tem 40 anos e possui histórico maior. Começou no São Luiz e passou por Luverdense, Rio Branco, Sapucaiense, Nacional, Riograndense, Bagé, União Frederiquense, base do Grêmio, Juventude e Ferroviária, São Paulo (RS), Veranópolis, sub-23 do Athletico-PR, time profissional do Athletico e Corinthians.

Campeão da Sul-Americana e da Copa do Brasil com o Furacão, Tiago não repetiu o mesmo sucesso no Corinthians e foi demitido em setembro de 2020, com 10 vitórias, 10 empates e oito derrotas. Um aproveitamento de 47%.

Conteúdo Patrocinado