Santos apresenta anteprojeto de retrofit da Vila Belmiro para até 20.000 lugares - Gazeta Esportiva
Santos apresenta anteprojeto de retrofit da Vila Belmiro para até 20.000 lugares

Santos apresenta anteprojeto de retrofit da Vila Belmiro para até 20.000 lugares

Gazeta Esportiva

Por Mateus Videira*

11/07/2019 às 21:46 • Atualizado: 11/07/2019 às 22:27

São Paulo, SP

Na noite desta quinta-feira, no auditório do Conselho Deliberativo do Santos Futebol Clube na Vila Belmiro, na Baixada Santista, foi apresentado o plano diretor do retrofit do Estádio Urbano Caldeira. Com a presença do presidente José Carlos Peres, o arquiteto Artur Katchborian, do escritório Biselli & Katchborian e responsável pelo anteprojeto, apresentou aos conselheiros do Peixe os primeiros passos para a reforma do estádio, que caso tenha o plano aprovado pode aumentar a capacidade da Vila para até 20.000 pessoas.

“Hoje é apenas um debate sobre a Vila. Esse é um pré-projeto que pode sofrer alterações. Neste debate vamos fazer uma apresentação completa e vamos abrir a discussão pensando no bem do Santos Futebol Clube", disse Peres na abertura do evento, enfatizando o desejo do Bolton Group de investir na reforma, que conta com orçamentos prévios de R$ 220 milhões e R$ 237 milhões para ser concretizado.

(Foto: Reprodução)


Durante a apresentação, o arquiteto responsável pelo anteprojeto mostrou o processo de reestruturação para tornar a Vila Belmiro um estádio moderno. Além de aumentar a capacidade, algumas das estratégias passam por tornar a casa santista coberta, inclusive com um Boulevard na Rua Princesa Isabel, que marca a faixada do Urbano Caldeira, e até mesmo a alteração da calçadas locais visando o aumento a geometria do espaço.

Dentro da Vila Belmiro, o projeto de retrofit prevê um anel quase completo térreo de arquibancadas. Em seguida, um anel superior, aproveitando a realocação do campo. De acordo com o arquiteto, o projeto deixaria a Vila Belmiro com uma visibilidade completa e sem pontos cegos, com uma capacidade de 18.000 a 20.000 lugares e todos os lugares cobertos com um envoltório, que teria sua célula de mudança na Rua Princesa Isabel. O acesso seria realizado a partir de rampas, a fim de melhorar a densidade do público.

"Esse é um trabalho que, se concretizado, vai levar um ano de esforço. Quando fomos convidados a fazer parte desse projeto fizemos uma proposta de estabelecer um plano diretor, que envolve uma qualificação do Estádio urbano Caldeira. Junto a isso uma adaptação, construção de novas instalações, entre elas o CT da base e do time profissional. No diagnóstico fica patente que muito do espaço físico do Estádio é utilizado para atividades além do que ele se destina. Faz parte do nosso escopo adaptar todos os ambientes, os espaços, nos imóveis que o Santos nos destinar para recebê-los", disse Arthur.

Divisão dos espaços. como disposição dos vestiários e área de imprensa (Foto: Reprodução/Apresentação)


Apesar de não ter contado com a presença do CEO Roberto Diomedi, que foi à Europa acompanhar o nascimento do seu filho, o Bolton Group foi representado no evento por João Paulo Campos, diretor do grupo na América Latina. O representante, inclusive, ressaltou o desejo de investir na reforma da Vila Belmiro.

"Estou aqui representando o Roberto Diomedi. Temos claros interesses de entrar em um acordo definitivo o mais rápido possível. Estarei reunido com o presidente para mostrar os planos de financiamento. Esperamos assinar e chegar a um acordo final. É o jogo do ganha-ganha, que tanto o Santos quanto a Bolton fiquem satisfeitos com essa parceria. Acerca de detalhes maiores relacionados à investimento e planos, nosso CEO (Roberto Diomedi) tem algumas sugestões de investimentos e parcerias. É um assunto, por ora, sigiloso", disse João Paulo Campos.

Estratégias do retrofit da Vila Belmiro


O plano de reforma da Vila Belmiro, previsto para um processo de 4 a 6 meses de licenciamento (Prefeitura de Santos, Corpo de Bombeiros) e mais um ano a um ano e meio de obra, conta com diversas estratégias. No sentido de qualificar o estádio, consta no plano transformar a Rua Princesa Isabel em trânsito local, com um Boulevard na frente do estádio. Além disso, prevê que a calçada liberada para estacionamento seja alargada. Dessa forma, o entorno dobraria de tamanho e viabilizaria a cobertura do estádio.

Há também o plano de realocação de dependências. A ideia apresentada para o projeto é de deslocar alguns alojamentos, como o CT da base, além de restaurantes. Assim, vestiários e sala de imprensa seriam realocados para o ganho de espaço no campo de futebol, com toda a área inerente à jogadores e árbitros centralizada. Além disso, o plano prevê a realocação do gramado, que cresceu de forma desproporcional por conta das ampliações interiores.

Estrutura e níveis do retrofit da Vila Belmiro (Foto: Reprodução/Apresentação)


"A Vila Belmiro teve diversos momentos, que aconteceram de acordo com a necessidade física. Assim, foi ganhando ampliações desordenadas e dentro do que foi possível. Pelos menos 10 adaptações aconteceram, gerando uma colcha de retalhos. A própria geometria do terreno condiciona essas adaptações. Isso fruto de um crescimento desordenado. A cidade incorporou a Vila Belmiro. Ela tinha amplitude, mas com o tempo a cidade abraçou a Vila. Há uma limitação física. Geometricamente não tem como fazer valer a ideia de muitos de que a Vila Belmiro pode ser a nossa Bombonera", completou o arquiteto.

Outras mudanças a partir do retrofit da Vila Belmiro envolvem o aumento na capacidade estrutural e de recursos. O número de banheiros iria de 180 para 324 (aumento de 80%), o de bares de 9 para 25 (aumento de 178%) e o de catracas aumentaria em 95%, saindo de 55 para 81 unidades, diminuindo o tempo de uma suposta evacuação do estádio para oito minutos.

Por fim, há a ideia, apresentada pelo arquiteto Arhtur Katchborian, mas questionada por parte dos conselheiros, de mudança de funcionalidades hoje presentes na Vila Belmiro, como salão de mármore, secretaria social e Memorial das Conquistas para o Museu Rei Pelé. José Carlos Peres, no entanto, ponderou as mudanças e alertou para reuniões visando uma alocação melhor para todas as funções e áreas do clube.

Conteúdo Patrocinado