Presidente do Santos pede apoio dos sócios e diz que lutará até o fim - Gazeta Esportiva
Presidente do Santos pede apoio dos sócios e diz que lutará até o fim

Presidente do Santos pede apoio dos sócios e diz que lutará até o fim

Gazeta Esportiva

Por Redação

11/09/2018 às 14:39

Santos, SP

Peres emite nota após reunião do Conselho Deliberativo (Divulgação)


O presidente do Santos, José Carlos Peres, emitiu uma nota oficial sobre a decisão do Conselho Deliberativo de avançar no processo de impeachment. Antes, ele conversou com a Gazeta Esportiva e viu vitória "no grito" da oposição.

O mandatário viu "capítulo triste" na história do clube, criticou funcionários antigos e atuais e pediu apoio do associado para a decisão final, em provável votação no dia 29, na Vila Belmiro - Peres cobra o pleito também em São Paulo.

"O Santos viveu ontem um capítulo triste de sua história. Capítulo triste, mas revelador.

Revelador porque mesmo com todos os acordos, conchavos, golpismo e grande investimento em panfletos, faixas e bottoms, a votação foi conclusiva apenas por manobra estatutária.

Revelador porque, apesar de o Business Center em São Paulo ser uma sub-sede oficial do clube, manobrarão para dificultar que o enorme contingente de sócios de São Paulo e outras cidades possam votar. São as famosas forças retrógradas que seguram o crescimento do Santos.

Revelador porque funcionários da atual gestão, com claros e conhecidos laços políticos, organizaram e instruíram a colação das faixas pró-impeachment demonstrando às claras o golpismo e traições internas neste processo.

Revelador porque a boca de urna na frente da Vila Belmiro foi comandada por ex-funcionários e até mesmo funcionários atuais, que lutam ainda para viverem do Santos na base de nepotismo e favorecimento.

Revelador quando um funcionário demitido, auto-declarado ex-bandido, se joga sobre o automóvel que eu estava e depois faz declarações mentirosas à imprensa. Um retrato perfeito do tipo de gente que lutamos contra: pessoas perigosas, covardes, desesperadas porque perderam suas boquinhas no clube.

Revelador porque me dá mais forças e esperança de contar com o apoio dos sócios. O verdadeiro torcedor santista pode sim ter críticas a mim, apontar falhas nestes 8 meses iniciais, mas reconhece também inegáveis avanços e com certeza saberá em sua maioria escolher o lado em prol do clube.

Lutarei até o final, não por vaidade ou apego ao poder, mas por senso de justiça e pensando sempre num Santos grande, nacional, mundial e não amarrado a interesses provincianos e espúrios".



Entenda o caso

O Conselho registrou 242 votantes no primeiro pedido e 239 no segundo. A diferença entre o anunciado e o reclamado pelo presidente Peres está nos quatro membros da CIS – eles aparecem na lista de presentes, mas não nos votantes. O estatuto aponta que 2/3 dos presentes ao Conselho devem optar pelo “sim” para o processo de impedimento continuar. O entrave é que a comissão de inquérito não pode participar. Esse imbróglio gerou discussão e quase fez o pleito ser cancelado.

“Vencemos os dois professos. Infelizmente, passaram por cima do estatuto. No primeiro, precisavam 165,33 ou, arredondado, 166. Obtiveram 165. Vencemos. No segundo, vencemos por um voto de acordo com o estatuto. Infelizmente, figuras nefastas ao Santos fizeram pressão causando polêmica. No grito, obtiveram êxito. Agora vamos para a terceira eleição”, disse o presidente, em entrevista exclusiva à Gazeta Esportiva.

“A CIS (Comissão de Inquérito e Sindicância) estava somando votos com o Esmeraldo (Tarquínio Neto, responsável por um dos pedidos de impeachment). Uma indecência à céu aberto (sic). Vergonha”, emendou.


Diante desse cenário, o presidente José Carlos Peres entrará com uma ação para paralisar o processo de impeachment antes da assembleia de sócios. O vice-presidente Orlando Rollo assumiria em nova vitória da oposição no encontro dos associados.


Associados com um ano de filiação e adimplentes terão direito ao voto na assembleia. Torcedores afirmam que já foram procurados para vender o “sim” ou o “não” ao impeachment em troca de renegociação de dívidas com o clube. Até o momento, porém, nenhum movimento suspeito foi identificado no departamento social do Santos.


Os pedidos de impeachment foram baseados no possível descumprimento de três artigos do Estatuto Social (veja abaixo). O presidente assumiu o Santos como sócio de uma empresa aberta de agenciamento de atletas. A firma foi fechada após o início das investigações.


Artigo 61, parágrafo 3º
Os membros do Comitê de Gestão são impedidos de ter qualquer tipo de relacionamento profissional com o Santos, direta ou indiretamente, ou ser procurador de atletas, empresário de atletas, agente de atletas ou sócio de pessoas jurídicas que exerçam tais atividades


Artigo 68, alínea B 
São motivos para pedir o impedimento do Presidente e do Vice-Presidente do Comitê de Gestão do Santos: (b) ter ele acarretado, por ação ou omissão, prejuízo considerável ao patrimônio ou à imagem do Santos


Artigo 68, alínea D
São motivos para pedir o impedimento do Presidente e do Vice-Presidente do Comitê de Gestão do Santos: (d) ter ele infringido, por ação ou omissão, expressa ordem estatutária


Artigo 77
O Comitê de Gestão poderá propor a criação e/ou extinção de Superintendências, Gerências e Divisões para compor a Administração Executiva do Santos, desde que com a aprovação do Conselho Deliberativo e após parecer favorável da Comissão de Estatuto. Conforme o disposto nas Disposições Transitórias deste Estatuto, o Comitê de Gestão deverá desenvolver a estrutura ideal para a Administração Executiva do Santos, podendo, para tanto, contar com o auxílio de consultores externos.


 

Conteúdo Patrocinado