Pela primeira vez, Santos fecha 1º turno sem vencer fora de casa - Gazeta Esportiva
Pela primeira vez, Santos fecha 1º turno sem vencer fora de casa

Pela primeira vez, Santos fecha 1º turno sem vencer fora de casa

Gazeta Esportiva

Por Do correspondente Tiago Salazar

17/08/2015 às 08:39

Santos, SP

O Campeonato Brasileiro chegou a metade neste fim de semana após 19 rodadas disputadas. E o balanço do Santos é decepcionante. Pela primeira vez, o time da Vila Belmiro terminou o primeiro turno do nacional sem vencer um jogo fora de casa. Desde 2003, quando a fórmula de disputa foi alterada para os pontos corridos, o Peixe nunca havia terminado esta primeira parte da competição sem marcar três pontos como visitante em ao menos uma partida.

A última vitória fora de casa do Alvinegro praiano aconteceu há pouco mais de quatro meses, dia 15 de abril, em cima do Londrina, pela Copa do Brasil. Mesmo assim, a partida aconteceu em São José dos Campos, porque a diretoria do clube paranaense optou por vender o mando do jogo.

As seis derrotas e quatro empates do Peixe longe de seus domínios se refletem na posição que a equipe vira o turno. O clube abre o returno na 12ª posição, com 24 pontos. A distância para a zona de rebaixamento ainda é de apenas cinco pontos e o G4 segue cada vez mais longe. A diferença é de nove pontos, com oito times à frente.

Sem vencer como visitante, Santos obteve 6º lugar como melhor resultado (Foto: Ivan Storti/Santos)
Sem vencer como visitante, Santos obteve 6º lugar como melhor resultado (Foto: Ivan Storti/Santos)


Até agora, a melhor posição do campeão do Paulista neste Brasileirão foi um 6º lugar, alcançado apenas na 2ª rodada. Foi a única vez que o torcedor santista viu seu time em uma colocação acima do 10º lugar na tabela de classificação. A zona dos quatro últimos, que decreta o descenso dos times para a Série B, já teve o Santos como membro em cinco rodadas.

Os números gerais também não são nada favoráveis. A equipe não passa uma rodada no G4 do Campeonato Brasileiro desde a 31ª rodada da edição de 2010. Além disso, depois de 2007, quando foi vice-campeão, a melhor colocação que o Peixe conseguiu foi um 7º lugar, em 2013.

Isso também contribui para o clube ser o grande paulista que está há mais tempo sem disputar a Copa Libertadores da América. A última participação aconteceu em 2012, ano do centenário santista. Mas a vaga, à época, foi conquistada devido ao título do torneio continental no ano anterior.

Perspectiva de melhora - O alento dos santistas é a campanha recente do time. Desde que Dorival Jr. assumiu o comando do elenco, o Peixe foi derrotado apenas uma vez, no clássico diante do Palmeiras. No mais, foram dois empates e quatro vitórias. Além da vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil, conquistada em cima do Sport, o que aumenta a série invicta do Santos para seis jogos em sequência.

Agora, o Santos volta suas atenções justamente para a o campeonato disputado em mata-mata. Na quarta-feira, a Vila Belmiro será palco do clássico contra o Corinthians, às 22 horas, no primeiro duelo válido pelas oitavas de final. Pelo Brasileirão, o time da Baixada Santista recebe o Avaí , às 18h30 do sábado, também em casa.

Mudança de postura sob comando de Dorival Jr. é esperança de melhora no returno (Foto: Ricardo Saibun/Santos)
Mudança de postura sob comando de Dorival Jr. é esperança de melhora no returno (Foto: Ricardo Saibun/Santos)

Conteúdo Patrocinado