Na Vila, Santos e Audax jogam pelo título e por história no Paulista - Gazeta Esportiva
Na Vila, Santos e Audax jogam pelo título e por história no Paulista

Na Vila, Santos e Audax jogam pelo título e por história no Paulista

Gazeta Esportiva

Por Redação

08/05/2016 às 10:18 • Atualizado: 08/05/2016 às 13:30

São Paulo, SP

A partir das 16 horas de domingo, Santos e Audax decidem o Paulistão 2016 (Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)
A partir das 16 horas de domingo, Santos e Audax decidem o Paulistão 2016 (Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)


Quando o árbitro Raphael Claus soar o apito às 16 horas (de Brasília) deste domingo, na Vila Belmiro, Santos e Grêmio Osasco Audax iniciarão o segundo e decisivo jogo pela final do Campeonato Paulista da temporada 2016. De um lado, estará um gigante acostumado a disputar e erguer troféus. Do outro, um jovem clube de apenas 11 anos de idade que buscará a glória: a inédita conquista da elite do estadual mais importante do Brasil.

É certo que o campeão de domingo escreverá história. Em caso de vitória alvinegra, o Santos, que defende o título de 2015, igualará o Palmeiras, com 22 taças do Paulista, tornando-se o segundo maior vencedor, atrás somente do Corinthians, que acumula 27. Já o Audax estará, de vez, na seleta lista de equipes consideradas menores que conseguiram desbancar os grandes do estado.

O ato final começou a ser escrito no último final de semana, em Osasco, onde as duas equipes empataram por 1 a 1. Caso a igualdade se repita em Santos, os dois times selecionarão seus cinco melhores batedores de pênaltis para definir o Paulista.

A promessa é de um grande duelo, com as duas agremiações buscando o gol a todo instante, segundo Dorival Júnior, técnico do Peixe, que faz mistério sobre sua principal estrela, o meia Lucas Lima, ainda em tratamento para se recuperar de uma lesão no tornozelo direito, deflagrada durante a primeira final. Ronaldo Mendes, autor do tento de empate no Estádio José Liberatti, assumirá a vaga caso o jogador da Seleção Brasileira não reúna condições de jogo.

Ronaldo Mendes pode ser o homem da criação santista caso Lucas Lima não vá para o jogo (Foto: Santos/Site Oficial)
Ronaldo Mendes pode ser o homem da criação santista caso Lucas Lima não vá para o jogo (Foto: Santos/Site Oficial)


“Acredito que tenhamos um grande jogo, duas equipes buscando resultado até o último instante. Santos tem que estar preparado para desenvolver seu melhor”, apontou o treinador, diferenciando o contexto da final com o do duelo da última rodada da primeira fase, quando seus comandados bateram o Audax, de virada, por 2 a 1, na Vila.

“Acho que são dois momentos distintos. Equipe vinha bem naquele momento. Agora, é nova situação, equipe consciente, querendo muito a conquista, respeitando o adversário”, acrescentou o comandante.

Enquanto seu adversário gosta da posse de bola, o Santos não adota um estilo único e buscará soluções no decorrer do jogo. “Acho que estamos treinados para qualquer situação. Vai depender do que sintamos em relação à partida. A equipe está trabalhando para várias situações possíveis. O Santos tem a obrigação de se mostrar tão agressivo e aguerrido quanto ao longo do campeonato. Posse (de bola) vai ser importante, mas não decisiva”, cravou o treinador, que tenta seu primeiro título nesta sua segunda passagem pelo Santos.

Do lado vermelho da decisão, não se assustar com a torcida na Vila Belmiro e, principalmente, não sentir a pressão da importância do jogo é o discurso para surpreender o Peixe dentro de seu alçapão, onde o Alvinegro Praiano não perde desde 2011 no Paulista, torneio no qual disputará sua oitava final consecutiva.

“Jogar fora de casa não é nada incomum pra nós. O que é novo pra gente é o assédio da imprensa e torcida, jogar com torcida imensa como a do Santos e Corinthians. Mas jogar fora de casa em si, a gente sabe do retrospecto favorável do Santos, mas não podemos olhar pra isso. Tem que olhar pro nosso e se concentrar pro jogo”, sugeriu Fernando Diniz, o técnico da sensação do torneio.

O jogo coletivo é a marca do Audax finalista do Paulista 2016 (Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)
O jogo coletivo é a marca do Audax finalista do Paulista 2016 (Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)


Possível reforço do Peixe para o Campeonato Brasileiro, o meio-campista Yuri minimizou a pressão das arquibancadas da Vila e ressaltou que o estilo do time osasquense não será modificado mesmo atuando em ambiente hostil.

“Joguei (na Vila Belmiro) na primeira fase e não senti tanta pressão da torcida. O Diniz nos deixa tranquilo pra jogar. A gente vai pra final sem pressão nenhuma. Ir lá e fazer nosso jogo”, apontou o meia. “(Forma de atuar) Continua na mesma. Se o Santos vier pressionar, a gente tem nosso jogo pra sair jogando. Se ficar atrás, temos nosso estilo também”, emendou.

Para a partida mais importante da recente história do Audax, Fernando Diniz terá como único desfalque o zagueiro André Castro. A expectativa é de que o experiente volante Francis, de 34 anos e revelado nas categorias de base do Palmeiras, seja seu substituto. No entanto, dois jovens podem aparecer como surpresa na lista dos 11 iniciais do time da Grande São Paulo: os jovens Felipe Diadema e Brunno Lima, ambos com 20 anos.

FICHA TÉCNICA
SANTOS X AUDAX

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 08 de maio, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Anderson José de Moraes Coelho e Alex Ang Ribeiro (ambos de São Paulo)

SANTOS: Vanderlei; Victor Ferraz, Gustavo Henrique, David Braz e Zeca; Renato, Thiago Maia, Lucas Lima (Ronaldo Mendes) e Vitor Bueno; Gabriel e Ricardo Oliveira.
Técnico: Dorival Júnior

AUDAX: Sidão; Francis, Yuri, Bruno Silva e Velicka; Tchê Tchê, Camacho e Juninho; Bruno Paulo, Mike e Ytalo
Técnico: Fernando Diniz

Conteúdo Patrocinado