Há 61 anos, o adolescente Coutinho deu inédito título ao Santos - Gazeta Esportiva
Há 61 anos, o adolescente Coutinho deu inédito título ao Santos

Há 61 anos, o adolescente Coutinho deu inédito título ao Santos

Gazeta Esportiva

Por Redação

17/05/2020 às 18:03

Santos, SP

O Santos Futebol Clube conquistou seu primeiro Torneio Rio-São Paulo em 17 de maio de 1959, também em um domingo, há exatos 61 anos.

O destaque da final foi o adolescente Coutinho, então com 15 anos. O saudoso atacante fez dois gols nos 3 a 0 contra o Vasco, no Pacaembu.

O Rio-São Paulo de 1959 foi decidido em turno único. O Vasco precisava de um empate para ser bicampeão, mas esbarrou no Peixe de Coutinho, Pelé e companhia.




Coutinho, que começou o campeonato na reserva, aproveitou a lesão de Pagão para se firmar no time do técnico Lula. De acordo com o Centro de Memória, o Santos foi escalado com a presença de 21 mil torcedores com: Laércio, Ramiro, Getúlio e Mourão. Álvaro e Zito (Fioti); Dorval, Jair Rosa Pinto, Coutinho, Pelé e Pepe.

Todos os gols do Santos foram marcados no segundo tempo. Aos quatro minutos, Pepe cruzou para Coutinho fazer de cabeça. Aos 14, Pelé tocou na saída de Barbosa para ampliar. E quando o placar marcava 43 jogados, Pelé rolou para Coutinho fechar a conta.

Coutinho conquistou seu primeiro título exatamente um ano depois de sua estreia. Ele debutou pelo Peixe em 17 de maio de 1958, com 14 anos, em vitória de 7 a 1 sobre o Sírio Libanês. E um dos maiores atacantes da história marcou logo seu primeiro gol.

Conteúdo Patrocinado