Entenda a importância do retorno de Rodrigo Fernández para o Santos - Gazeta Esportiva
Entenda a importância do retorno de Rodrigo Fernández para o Santos

Entenda a importância do retorno de Rodrigo Fernández para o Santos

Gazeta Esportiva

Por Redação

21/01/2023 às 07:00

São Paulo, SP

Depois de perder para o Guarani na última quarta-feira, o Santos busca uma recuperação no Campeonato Paulista neste domingo, quando encara o EC São Bernardo, fora de casa. E o clube pode ter uma boa notícia neste embate: o retorno de Rodrigo Fernández.

O volante já está treinando normalmente e pode ser relacionado pela primeira vez na temporada. Ele estava fazendo um trabalho especial de balanceamento muscular após encerrar 2022 com dores. Mas qual a importância da volta do camisa 14?



Contratado no final de março do ano passado, Rodrigo Fernández se tornou rapidamente uma referência defensiva no time do Santos. Não à toa, ele encerrou o último Campeonato Brasileiro como líder de desarmes da equipe, com 64, segundo o Footstats.

O uruguaio é o meia com maior potencial de marcação no elenco santista, sendo mais combativo que nomes como Camacho, Sandry e Vinicius Zanocelo, que atuam em faixa semelhante no campo. O atleta que mais se aproxima do camisa 14 é Dodi, recém-contratado.

Rodrigo Fernández não atuou em nenhuma partida nesta temporada. Nos dois jogos, o Santos sofreu defensivamente. Logo na estreia, na vitória de 2 a 1 sobre o Mirassol, o time demorou para acertar a marcação e saiu atrás do placar. Já na derrota 2 a 0 para o Guarani, o clube sofreu muito defensivamente e foi bastante criticado.

No momento, um dos setores mais "frágeis" do Alvinegro Praiano é o lado esquerdo. Em Campinas, o Bugre encontrou muitos espaços nas costas de Lucas Pires. Com Rodrigo Fernández em campo, o lateral esquerdo, que apoia bastante o ataque, terá uma proteção maior.

Além disso, ele é o homem do rebote. Ou seja, ele briga pela sobre de bola após algum cruzamento cortado pela defesa santista na área e evita que os meias adversários tenham liberdade para pegar a bola de frente e arriscar para o gol de João Paulo.




Rodrigo ainda tem um bom passe e, com isso, pode ajudar na saída de bola sem problemas. Com Dodi no elenco, a tendência é qu ele fique mais livre desta função, já que o novo reforço tem mais qualidade no quesito.

Ao todo, Fernández disputou 38 jogos em 2022, com um gol marcado e nenhuma assistência. O jogador foi titular absoluto com Fabián Bustos, mas passou por momentos como reserva com Lisca e Orlando Ribeiro.

O Santos enfrenta o São Bernardo em partida válida pela terceira rodada do Campeonato Paulista de 2023 neste domingo. A bola rola no gramado do Estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo, a partir das 18h30 (de Brasília).

Conteúdo Patrocinado