Em noite de homenagens a Pelé, Santos vira sobre o Mirassol no fim e estreia com vitória no Paulista - Gazeta Esportiva
Em noite de homenagens a Pelé, Santos vira sobre o Mirassol no fim e estreia com vitória no Paulista

Em noite de homenagens a Pelé, Santos vira sobre o Mirassol no fim e estreia com vitória no Paulista

Gazeta Esportiva

Por Rodrigo Matuck

14/01/2023 às 22:42

Santos, SP

O Santos sofreu, mas largou no Campeonato Paulista de 2023 com vitória. Na noite deste sábado, o Peixe superou o Mirassol por 2 a 1, de virada, na Vila Belmiro, pela primeira rodada do torneio. Os visitantes saíram na frente com Danielzinho. Os mandantes viraram com Marcos Leonardo e Lucas Braga, este já nos acréscimos do segundo tempo.

Com o resultado, o Alvinegro Praiano está na vice-liderança do grupo A do Paulistão, com os mesmos três pontos do Botafogo-SP, que venceu a Portuguesa. O Leão, por sua vez, está na lanterna da chave B, com zero.

O Santos volta a campo agora na quarta-feira, quando encara o Guarani, fora de casa, pela segunda rodada do Paulistão. A bola rola no gramado Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP), a partir das 21h35 (de Brasília). O Mirassol, por sua vez, recebe a Inter de Limeira na terça-feira, às 19h30.




Homenagens para Pelé

O Santos preparou uma grande festa para homenagear Pelé, morto no dia 29 de dezembro de 2022, antes da bola rolar. Houve um show de luzes. No gramado, formou-se a assinatura do ex-jogador, uma coroa e "1940-infinito".

No meio de campo foi colocado um trono. Os ex-jogadores Lima, Clodoaldo, Edu e Manoel Maria levaram uma coroa até o trono. Na sequência, duas grandes fotos do craque foram estendidas.

O jogo - Mesmo atuando em casa, o Peixe teve sérias dificuldades no começo da primeira etapa. Assim, os visitantes aproveitaram para pressionar. Com apenas quatro minutos, Yuri Lima pegou a sobra após cruzamento e finalizou pelo lado. Na sequência, Lucas Ramon apareceu livre na segunda trave em cobrança de escanteio, mas pegou mal na bola e cabeceou para fora.

No lance seguinte, foi a vez de Zé Roberto tentar. O centroavante soltou uma pancada da entrada da área e tirou tinta da trave. E a equipe do interior seguiu em cima. Aos 14, Camilo arriscou e levou perigo. Sete minutos depois, Everton Bala arrematou e parou em boa defesa de João Paulo.

Já aos 26, a pressão enfim deu resultado. Danielzinho recebeu com liberdade na intermediária e encheu o pé. João Paulo se esticou todo para espalmar, mas falhou e deixou a bola passar.

Em desvantagem, o Santos tentou partir para cima. O clube, porém, pecou muito nos passes e teve muita dificuldade para criar chances reais. Então, aos 38, Marcos Leonardo dividiu com a defesa depois de cruzamento de Soteldo e a bola sobrou para Lucas Pires, que bateu colocado. No meio do caminho, a bola desviou na mão do zagueiro e explodiu na trave. Após rever o lance no VAR, o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Marcos Leonardo deslocou o goleiro e deixou tudo igual.

2º tempo

Na volta do intervalo, o Peixe até passou a dominar um pouco mais a posse de bola, porém ainda seguiu com problemas para ser perigoso.

Do outro lado, o Mirassol passou a cozinhar a partida. O time praticamente abdicou do ataque e passou a fazer cera para tentar esfriar os adversários. E a estratégia deu certo. Aos 35 minutos, inclusive, a equipe do interior teve uma chance de ouro de voltar a ficar na frente. Zé Mateus recebeu ótimo lançamento e tentou tocar na saída de João Paulo, que cresceu e fez grande defesa.

Já aos 40, o Alvinegro Praiano respondeu. Soteldo disparou pela esquerda e cruzou rasteiro para Lucas Barbosa, que finalizou rasteiro pelo lado.

Nos acréscimos, Luiz Flávio de Oliveira ainda marcou um pênalti para o Santos após Marcos Leonardo cair na área. O árbitro, porém, voltou atrás.

O lance, entretanto, não desanimou os santistas, que buscaram a virada aos 48. Soteldo fez ótima jogada pela esquerda e cruzou com precisão para Lucas Braga, que completou para o fundo da rede.

Já aos 55 minutos, o árbitro marcou mais um pênalti para o Peixe. Marcos Leonardo tentou bater no canto, mas parou em defesa de Arthur. O tento perdido, entretanto, não fez falta, já que o embate terminou logo na sequência.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 2 X 1 MIRASSOL

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 14 de janeiro de 2023, sábado
Horário: às 20h30 (de Brasília)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: Fabrini Bevilaqua Costa (SP) e Gustavo Rodrigues de Olveira (SP)
VAR: Márcio Henrique de Gois (SP)
Cartões amarelos: Zanocelo, Sandry (Santos); Zé Mateus, Yuri (Mirassol)
Público: 13.152
Renda: R$ 566.020,00

GOLS: Marcos Leonardo, aos 42 do 1ºT, e Lucas Braga, aos 48 do 2ºT (Santos); Danielzinho, aos 26 do 1ºT (Mirassol)

SANTOS: João Paulo; João Lucas (Nathan), Maicon, Eduardo Bauermann e Lucas Pires; Dodi (Camacho), Vinícius Zanocelo (Sadry) e Soteldo; Ângelo (Lucas Barbosa), Mendoza (Lucas Braga) e Marcos Leonardo.
Técnico: Odair Hellmann

MIRASSOL: César (Arthur); Lucas Ramon, Luiz Gustavo, Reniê e Guilherme Biro; Yuri, Danielzinho e Camilo (Gabriel); Negueba (Arnaldo), Zé Roberto (Kauan) e Everton Bala (Zé Mateus).
Técnico: Ricardo Catalá

Conteúdo Patrocinado