Corrida e futebol: santistas unem paixões e preparam evento especial para os 112 anos do clube - Gazeta Esportiva
Corrida e futebol: santistas unem paixões e preparam evento especial para os 112 anos do clube

Corrida e futebol: santistas unem paixões e preparam evento especial para os 112 anos do clube

Gazeta Esportiva

Por Rodrigo Matuck

13/04/2024 às 05:00

São Paulo, SP

Quem diria que uma conversa de bar resultaria em um grupo de mais de 250 pessoas, todas unidas por duas paixões: Santos e corrida. O fanatismo pelo clube, atrelado ao amor pelo esporte de rua, levou Francisco Mairton Freire a criar, junto com mais três amigos, o movimento Santista Corredores.

A ideia nasceu em 2015, em frente à Vila Belmiro e, hoje, enche os fundadores de orgulho.

“Começamos em quatro, lá na Vila, em um bar, com uma conversa informal. Nós já corríamos e aí surgiu a ideia de montar um grupo só de corredores que amam o Santos. A partir daí fomos para provas, criamos a camiseta, que chamamos de manto", disse Francisco à Gazeta Esportiva.

"As camisetas foram uma das chaves para trazer mais corredores. Chamou a atenção de santistas que já corriam. A partir daí, criamos as redes sociais e foi explodindo, Hoje estamos com 250 atletas, que são filtrados para manter a qualidade e organização”, completou.

Santistas se unem e formam grupo de corrida (Foto: Divulgação)


Dentre os mais de 250 corredores - dos quais 56 são mulheres - , alguns usam o movimento para escapar de situações adversas. Sem esconder a emoção, o arquiteto de 61 anos contou à reportagem alguns casos de superação que ele acompanhou ao longo dos últimos 10 anos.

“Temos casos de obesidade... eram santistas corredores que eram obesos e hoje são pódio. Temos casos de superação também da depressão. Foram cinco casos de pessoas que se curaram com a corrida. Alguns, por gratidão, tatuaram a logomarca do Santistas Corredores. É algo que não tem preço. É muito gratificante para nós”, destacou.

“Essa união das paixões é muito interessante e gratificante. Hoje usamos uma hashtag que é ‘no Santos pratica-se o esporte’, um trecho do hino. Estamos mostrando para o clube que esse movimento é muito importante para o clube também. Traz o santista para a qualidade de vida através da corrida. Hoje temos vários projetos pela frente”, completou.

Neste domingo, o Santos completa 112 anos de história. Para celebrar a data, o Santista Corredores organizou um evento especial. O grupo fará uma corrida de 5 km, partindo da barraca de praia oficial do Peixe e terminando dentro da Vila Belmiro.

“Alinhamos com o clube. Vamos fazer um treinão de aniversário do Santos FC para fazer uma homenagem ao clube. Vamos sair lá da barraca de praia oficial do Santos e a chegada será dentro da Vila Belmiro, onde vamos fazer as festividades. Serão cinco quilómetros. O pessoal que quiser fazer 10 km, retorna para a barraca. Os familiares foram convidados e vão aguardar os corredores nos camarotes inferiores da Vila. Vai ser muito legal, será uma festa bacana. Estamos com 95 corredores para o evento”, contou Francisco.

Para deixar o ato ainda mais marcante, dois ídolos do Alvinegro Praiano participarão da corrida. Trata-se de Giovanni e Camanducaia.

“Alguns ídolos seguem na atividade física. No domingo, o Giovanni e o Camanducaia vão estar com nós no evento de aniversário. São atletas que ainda praticam a corrida de rua. O Camanducaia veio atrás de nós e disse que queria participar. Ele é muito ativo e vem da cidade dele para correr com nós domingo”, ampliou.




Santos pelo Mundo

Com corredores espalhados por todo o Brasil, o Santistas Corredores ajuda o Santos a expandir a sua marca. Além das corridas nacionais, muitos usam o símbolo do clube em eventos internacionais.

“A gente leva o nome do Santos para outros lugares do país e até fora. Muitos correm em provas fora, como em Nova Iorque ou Paris, e vestem a camisa do Santistas Corredores e nos representam. E leva o nome da cidade de Santos para outros lugares, tanto que recebemos uma menção honrosa da Câmara Municipal de Santos por estarmos levando o Santos FC e a cidade de Santos", contou o fundador.

"Está espalhado. Montamos subgrupos para nos organizar melhor. Quando vamos correr nas cidades, somos abordados e percebemos o quanto a torcida do Santos é grande”, completou.

Santistas Corredores conta com 56 mulheres (Foto: Divulgação)


Ciente desse cenário, o presidente Marcelo Teixeira conversou com o arquiteto e manifestou o seu apoio ao movimento. Não á toa, estão planejadas algumas ações no futuro.

“Nas gestões anteriores, não tínhamos apoio. Mas isso não nos afetou. A gestão do Marcelo enxergou isso. Os outros candidatos das eleições me chamaram para fazer uma reunião. Eles queriam saber mais sobre o projeto. Todos me escutaram. O Marcelo, através da sua assessoria, nos deu total apoio. Ele enxergou a importância do movimento”, citou Francisco.

"Amor ao Santos e paixão por corrida" 

Nem mesmo as recentes decepções dentro de campo abalaram o grupo de corredores. Pelo contrário. Os alvinegros até chegaram a ouvir algumas provocações após o rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro, mas usaram isso como motivação.

“Tiveram algumas provas no final do ano passado, após o rebaixamento, e claro que existe a provocação de outros torcedores. Mas eu senti que o santista corredor abraçou a causa. Ele sentia mais orgulho de estar indo para a prova com a camisa do Santistas Corredores para mostrar que vamos voltar mais fortes", contou o arquiteto.

"O Santistas Corredores pareciam que estavam com mais garra. Parece que fortaleceu, por incrível que pareça. Na Maratona de São Paulo, muitos mostravam com orgulho a camiseta. A torcida está abraçando mais o time”, ampliou.

Em dezembro de 2022, a entidade se preparava para correr a São Silvestre quando recebeu a notícia que Pelé havia falecido. Mesmo com o baque, os santistas foram às ruas para homenagear o Rei. Essa, aliás, é a corrida mais marcante de Francisco.

“Na São Silvestre, o Pelé tinha acabado de falecer. Essa prova foi muito marcante para nós pelo falecimento do Rei. Todos corremos com uma tarja preta no braço em homenagem ao Rei. Foi marcante”, declarou.




Uma paixão exclusiva

Segundo contou Francisco, o movimento vem recendo diversos pedidos de inscrições. Mas, para participar, é preciso passar por um processo seletivo, onde o aspecto mais importante é ser santista.

“Através do site, o santista corredor interessado entra, faz seu cadastro, e nós filtramos se o perfil dele se enquadra no nosso. As redes sociais puxam muito público. E os santistas vão um puxando o outro. São 18 regras para que seja algo bem organizado", disse o homem de 61 anos.

"Todos precisam se enquadrar nessas regras, se não acaba sendo excluído. Tem que ser santista, não tem como (risos). Tem esposa ou esposo que querem entrar com o companheiro, mas não são santistas e não podem”, finalizou.


Conteúdo Patrocinado