Conselheiros do Santos tentam emplacar o "Minuto 10" para Pelé - Gazeta Esportiva
Conselheiros do Santos tentam emplacar o "Minuto 10" para Pelé

Conselheiros do Santos tentam emplacar o "Minuto 10" para Pelé

Gazeta Esportiva

Por Lucas Musetti Perazolli

04/05/2019 às 16:50

Santos, SP

Conselheiros do Santos buscam "Minuto 10" para Pelé (Foto: Adrian Dennis/AFP)


Um grupo de 10 conselheiros do Santos tenta emplacar o "Minuto 10" para Pelé em jogos como mandante, na Vila Belmiro ou Pacaembu.

O projeto foi encaminhado à mesa do Conselho Deliberativo para deferimento. Se aprovado, Pelé seria homenageado em 60 segundos com música, aplausos e/ou bandeiras.

Se a Comissão de Estatuto ver impedimento para homenagem, os conselheiros sugerem o encaminhamento ao departamento de marketing do Peixe, para implementação como ato de gestão.

Veja a proposição abaixo: 



"No exercício do Mandato de Conselheiros Eleitos para o triênio 2018/2020, representando o movimento independente PRÓSANTOSFC, nos termos do Artigo 45 do Estatuto Social, que esclarece as competências do Conselho Deliberativo, dentre elas as contidas na letra “u”:


(u) aprovar as homenagens e honrarias conferidas a quem tenha prestado serviços relevantes ao SANTOS, como símbolo de homenagem e gratidão da coletividade alvinegra.


Venho à presença de Vossa Senhoria, relatar o que segue e ao final propor a Homenagem designada “Minuto 10”, a ser analisada e aprovada em assembleia neste Conselho Deliberativo, a qual se dará em todos os jogos com mando do Santos FC .


1- Considerando todo o histórico futebolístico do nosso Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, que elevou o nome não só do Santos Futebol Clube, como do futebol brasileiro e do país, por consequência;


2- Considerando o reconhecimento internacional do maior artilheiro do futebol mundial em todos os tempos, atleta do século XX e tudo o que ele fez para o engrandecimento do Santos Futebol Clube;


3- Considerando a galeria de títulos em que participou com brilhantismo para o clube;


4- Considerando a associação de nomes “Pelé do Santos e Santos de Pelé” 


Se faz necessário eternizarmos essa relação em forma de homenagem.


A história do Rei Pelé, para nós santistas, talvez não precise ser contada, pois ela faz parte de todos nós.  Até os santistas mais jovens, que não viram nosso ídolo jogar, conhecem sua história e muitos dos seus feitos. 


Precisamos eternizar a figura do Rei Pelé nos jogos do Santos como mandante, para que a geração presente e as futuras tenham a oportunidade de entender a dimensão do que falamos.


Precisamos trazer e lembrar do Rei Pelé onde ele sempre foi mais importante. Nos estádios onde o Santos venha a jogar. Como não podemos disciplinar os jogos com mando de adversários, nos resta disciplinar a homenagem nos nossos.


O projeto “Minuto 10” é uma forma de oportunizar aos torcedores prestarem suas homenagens todas as vezes em que o Santos atuar como mandante dos jogos, em qualquer lugar do país.


A homenagem “Minuto 10” consiste em ações oficiais do clube em todos os jogos como mandantes, no período compreendido pelo minuto 10 (60 segundos) e teria como atos as seguintes ações:


1- Locução Oficial no Estádio de mando do Santos FC anunciando o Minuto 10 em homenagem ao Rei Pelé;


2- Exibição de Imagens ou vídeos do Rei Pelé no telão do estádio;


3- Menção Oficial da locução em caso da presença física do Rei Pelé no estádio.


Tais atos propiciariam aos torcedores criarem ações especiais para esse período de 60 segundos (Minuto 10) tais como: “criação de música específica de homenagem ao Rei”, “elevação de faixa ou bandeira alusiva ao Rei”, “período de aplausos”, etc . 


Em sendo aprovado e colocado em ação, o projeto “Minuto 10” poderá contribuir para que o Santos FC reconheça, em vida e pós morte, a figura ímpar de Edson Arantes do Nascimento, nosso eterno Rei Pelé, na história do clube.


Caso, por entendimento da Comissão de Estatuto, haja impedimento legal da concessão da homenagem nos termos propostos, solicito o encaminhamento do presente requerimento ao Comitê Gestor do Santos FC para análise pelo Departamento de Marketing visando implementação do projeto “Minuto 10” como ato de gestão.


Pelé é único, é do Santos FC e é nosso orgulho. 


Nesses termos para deferimento.


Atenciosamente,


1 - Marco Scandiuzzi   


2 -  Daniel Brant 


3 - Renato Ramirez


4 - Claudio Henn


5 - Jefferson Oliva


6 - Luciano Nunes 


7 - Vitor Sion


8 - Nino Fidalgo 


9 - Alexandre Salgado


10 - André Dantas"





Conteúdo Patrocinado