Comissão de arbitragem explica atuação do VAR em suposto pênalti em Rodrygo - Gazeta Esportiva
Comissão de arbitragem explica atuação do VAR em suposto pênalti em Rodrygo

Comissão de arbitragem explica atuação do VAR em suposto pênalti em Rodrygo

Gazeta Esportiva

Por Por Guilherme Serrano*

28/03/2019 às 14:36

São Paulo, SP

Peixe reclama de uma possível infração no garoto santista (Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)


Com o empate sem gols diante do Red Bull Brasil na última terça-feira, o Santos garantiu vaga nas semifinais do Campeonato Paulista, mas mesmo assim saiu insatisfeito com a atuação da arbitragem. Isso porque, em dado momento do jogo, Rodrygo caiu dentro da área, e os santistas queriam a marcação de um pênalti.

Nesta quinta-feira, durante um congresso na Federação Paulista de Futebol, Edmilson Corona, presidente da comissão de arbitragem da FPF, explicou como se deu a atuação do árbitro de vídeo no lance, e o motivo da infração não ter sido marcada.

"Toda a situação de pênalti ou não é checada. Então a situação foi checada, e há uma comunicação entre o árbitro e a sala. A sala pergunta se o árbitro viu o lance e ele diz que sim, interpretando como não pênalti. Isso é suficiente para a sala. A informação é que para ele (árbitro de campo) não é falta, então cessa o VAR, porque não é um lance claro e é interpretativo...Dependendo do relato dele (árbitro de campo), ele olha o VAR. Como é um lance interpretativo, a ação do VAR termina aí", disse.

Além disso, Edmilson garantiu que, independente do pênalti ter sido marcado ou não, o procedimento de comunicação entre o árbitro e a sala do VAR ocorreu da maneira esperada.

"A ação entre campo e sala foi correta. Se eu, como comissão de arbitragem, entender que aquilo deve ser interpretado como pênalti, eu e o departamento de desenvolvimento de arbitragem vou trabalhar na qualificação do árbitro de campo, pois aí ele estaria com dificuldade de interpretar", completou

Classificado para as semifinais do Campeonato Paulista, o Santos enfrenta o Corinthians às 16 horas de domingo, na arena de Itaquera. Dono de melhor campanha, o time treinado pelo argentino Jorge Sampaoli escolheu mandar o segundo jogo no Pacaembu, às 20 horas da próxima segunda-feira.

*Especial para a Gazeta Esportiva

Conteúdo Patrocinado