O torcedor do Santos vive a expectativa de ver Neymar e Gabigol atuando juntos. O meia-atacante está retornando após artroscopia no joelho esquerdo e voltará a fazer parceria com o centroavante depois de cinco anos. Juntos, eles levaram a Seleção Brasileira ao primeiro ouro olímpico na história, sob o comando de Rogério Micale.
Em entrevista exclusiva à Gazeta Esportiva, o técnico campeão nos Jogos Olímpicos Rio-2016 opinou sobre o reencontro da dupla. Ele entende que Juan Pablo Vojvoda terá um grande desafio para armar o Peixe, especialmente quando o time não estiver com a bola nos pés.
“São épocas distintas. Os dois eram novos na época. Eles conseguiram me dar respostas para certas demandas que talvez hoje teriam que se adaptar a uma nova forma de jogar. É um novo momento do jogo. O Neymar já está atuando muito próximo do que fez comigo nas Olimpíadas, pelo meio, saindo das beiradas. Nessa função, ele dá muita qualidade para a equipe. O Gabigol, naquele momento, jogava pela beirada. Hoje, já não acredito que ele vá exercer essa função. Hoje, ele atua mais por dentro", disse.
“Vejo que o momento deles é muito diferente. O Gabigol é consolidado, ganhou muita coisa, passou por uma fase não muito boa no Cruzeiro, com poucas chances. Não vai deixar saudades em Belo Horizonte. O Neymar está tentando manter regularidade. São dois baita nomes para o Santos", ampliou.
“Extrair o melhor deles neste momento é a grande questão. Vai ser o grande desafio do treinador, não só com a bola, mas principalmente sem ela. Vai ser necessário criar uma situação de equipe para absorver bem isso. Mas, com a bola, são dois grandes jogadores. Se eles estiverem com vontade, vão fazer a diferença.”
Rogério Micale durante partida contra a Colômbia, válida pelas quartas de final das Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016 (Foto: DJALMA VASSÃO/Gazeta Press)
Nova época
Gabriel Barbosa tinha apenas 20 anos nas Olimpíadas de 2016. Na competição, o atacante era escalado por Micale como um ponta aberto pela direita. Neymar, por sua vez, tinha 24 anos e era o meia-atacante do Brasil, apesar de não exercer essa função no Barcelona na época.
Hoje, Gabigol atua mais centralizado, como centroavante. Nas partidas que realizou pelo Santos nesta temporada, o camisa 9 flutuou bastante nas costas dos zagueiros, mas sempre pisando na área. Por isso, na visão de Micale, a dupla está com um estilo de jogo semelhante atualmente.
“Os dois estão jogando de uma forma muito parecida, mas o Gabigol com um pouco mais de permanência perto da grande área, e o Neymar com total liberdade para circular pelo campo. Não vejo o Neymar indo buscar a bola no pé do zagueiro. Acho que um vai jogar próximo do outro, trocando de posição, sempre um preenchendo o espaço onde o outro não está. Tem que ter essa sintonia. O Neymar fez isso com o Luan na seleção olímpica", opinou.
“Para esses dois atuarem juntos, seria essa a melhor forma de jogar. Com a bola, também facilitaria. Os dois não têm mais a capacidade de se desgastar muito correndo atrás de outro jogador. Não daria para sustentar. Trabalharia com os dois muito próximos. O time precisa ser equilibrado, ter agressividade com a bola e ser competitivo sem ela também”, acrescentou.
Dupla de sucesso?
Até o momento, Neymar e Gabigol já dividiram o gramado em 18 partidas, com 11 vitórias, seis empates e apenas uma derrota. Além disso, são 10 gols e 10 assistências para o meia-atacante. O atacante tem quatro bolas na rede.
Pelo Santos, eles têm somente um compromisso juntos, em 2013. O jogo, inclusive, marcou a despedida de Neymar do Peixe e a estreia de Gabigol no profissional.
Além do ouro olímpico, também formaram dupla na Seleção principal 11 vezes. Na Copa América de 2021, chegaram até a final, mas o Brasil acabou derrotado por 1 a 0 para a Argentina, em pleno Maracanã.
1 jogo. Ou melhor, pouco mais de 20 minutos. Esse foi o tempo que os dois #MeninosDaVila estiveram juntos em campo com o #MantoSagrado. Em um jogo duplamente simbólico: a despedida de @NeymarJr e a estreia de @Gabigol.
Quase 13 anos se passaram, mas o momento dessa história ser… pic.twitter.com/mipWFqq9te
— Santos FC (@SantosFC) January 7, 2026
Gabigol vai vingar no Santos?
Micale ainda comentou a expectativa para a temporada de Gabigol no Santos. O atacante de 29 anos está emprestado pelo Cruzeiro, onde não conseguiu se destacar em 2025 e foi reserva na maioria dos jogos.
Agora, de volta para o clube que o revelou, o atleta espera se reencontrar com o bom futebol.
“Gabigol não esqueceu de jogar bola. Todo ser humano tem momentos melhores e outros piores. Ele tem grande chance de se recuperar. É um grande jogador, sempre mostrou qualidade. É decisivo. Só que vem de anos em baixa. No Flamengo, oscilou no fim. No Cruzeiro, não é que ele não teve oportunidades, mas essa questão com o treinador (Leonardo Jardim), principalmente sem a bola, pesava muito. No momento em que recuperava a bola, o Cruzeiro era muito vertical, e o Gabigol não estava mostrando muita velocidade para acompanhar o ritmo", analisou.
“A questão é se o Santos vai querer jogar em torno desses dois jogadores. O Santos vai se adaptar aos dois ou os dois vão se adaptar ao estilo do treinador? É uma incógnita. A preocupação é muito maior com a bola do que sem ela. Com a bola, ele pode render. Vai estar em casa, onde gosta de estar, assim como o Neymar. Pode ser que se recupere", finalizou.
Veja também:
Todas as notícias da Gazeta Esportiva
Canal da Gazeta Esportiva no YouTube
Siga a Gazeta Esportiva no Instagram