O Santos foi derrotado por 2 a 1 pelo Red Bull Bragantino, nesta segunda-feira, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, em uma partida na qual os próprios erros comprometeram o resultado. A equipe de Cuca teve maior posse de bola, conseguiu criar oportunidades e chegou ao empate, mas falhas defensivas e falta de eficiência impediram uma reação. O domínio territorial não foi suficiente para evitar o terceiro jogo consecutivo sem vitória.
Falhas individuais comprometem
A instabilidade defensiva foi determinante para a derrota. Logo aos três minutos, Rodinei tentou afastar um cruzamento e marcou contra.
O segundo gol também expôs problemas de posicionamento. Barreal não conseguiu antecipar Wallace Yan, que aproveitou um cruzamento para recolocar o Bragantino em vantagem poucos minutos depois do empate santista. Cuca apontou a falha do argentino e também cobrou uma cobertura mais eficiente dos meio-campistas.
As dificuldades ocorreram em um setor bastante modificado pelos desfalques. Sem Veríssimo, Willian Arão e Escobar, o treinador precisou recorrer, novamente, a uma formação alternativa, com João Alencar e Luan Peres na zaga e Barreal improvisado na lateral esquerda.
Final de jogo: RB Bragantino 2x1 Santos. https://t.co/qBUfHDyNAO
— Santos FC (@SantosFC) November 3, 2026
Posse de bola não se transforma em resultado
Apesar da desvantagem, o Santos conseguiu controlar a posse e passou boa parte da partida no campo ofensivo. A equipe terminou com mais de 60% de posse de bola e 17 finalizações, mas encontrou dificuldades para transformar esse volume em oportunidades claras.
Philippe Coutinho foi o principal destaque positivo. O meia aproveitou uma assistência de Gabigol para marcar o empate, mas a reação durou pouco. O Bragantino recuperou a vantagem ainda no primeiro tempo e obrigou o Peixe a buscar novamente o resultado.
Na etapa final, os donos da casa adotaram uma postura mais defensiva, reduziram os espaços e dificultaram as ações ofensivas santistas. Mesmo com a iniciativa, a equipe de Cuca não encontrou soluções suficientes para superar a marcação adversária.
O treinador promoveu as entradas de Arthur, Rafael Gonzaga, Caballero, Rollheiser e Rony. As alterações ofereceram novas alternativas, mas não conseguiram modificar o resultado diante de um Bragantino organizado defensivamente.
Veja também:
Todas as notícias da Gazeta Esportiva
Canal da Gazeta Esportiva no YouTube
Siga a Gazeta Esportiva no Instagram
Participe do canal da Gazeta Esportiva no WhatsApp
Com 47 pontos, o Santos caiu para a nona colocação e chega à Data Fifa pressionado. A pausa permitirá recuperar jogadores e corrigir problemas antes dos quatro compromissos restantes.
Na disputa por uma vaga na Libertadores, o Peixe precisa encontrar maior equilíbrio. Afinal, controlar a bola tem pouco valor quando os erros defensivos continuam custando pontos importantes.