Por Thais Bueno
O Santos ganhou quatro novos reforços caseiros para o Campeonato Paulista. Após Vinicius Lira, foi a vez do Peixe integrar o meio-campista Gustavo Henrique e os atacantes Mateus Xavier e Pepê Firmino ao elenco profissional visando o duelo contra o Novorizontino e a sequência da competição.
Os três jovens da base estavam disputando a Copinha com o Santos. A pedido da comissão técnica de Juan Pablo Vojvoda, o trio foi integrado ao profissional e treinou com o elenco nesta sexta-feira.
O Santos fez o último treino para a estreia do Paulistão na tarde desta sexta-feira, no CT Rei Pelé. A tendência, portanto, é que os três jovens estejam à disposição para a estreia contra o Novorizontino.
Veja também:
Todas as notícias da Gazeta Esportiva
Canal da Gazeta Esportiva no YouTube
Siga a Gazeta Esportiva no Instagram
Gustavo Henrique, Mateus Xavier e Pepê Firmino eram titulares absolutos do Santos na Copinha. O meio-campista era o capitão da equipe, enquanto o atacantes vinham também vinham se destacando — Xavier, por exemplo, marcou quatro gols nos dois primeiros jogos.
O Santos, vale lembrar, já havia chamado o lateral esquerdo Vinícius Lira para integrar o profissional. O defensor também disputava a Copinha pelo Peixe.
Desfalques para estreia
O Santos terá alguns desfalques para a estreia no Paulistão. Alguns atletas negociam a saída do clube, enquanto outros estão lesionados.
No meio-campo, por exemplo, o Santos não deve contar com Bontempo. O jogador realizou uma cirurgia para correção de desvio de septo nasal e só participará de um treino sem restrições junto ao elenco. Além disso, Victor Hugo, emprestado ao Santos, interessa ao Atlético-MG, segundo informações da ESPN.
Os atletas Vinicius Lira, Gustavo Henrique, Mateus Xavier e Pepê Fermino, que estavam disputando a #CopinhaSIL2026 pela equipe sub-20 do Santos FC, foram convocados pelo técnico Juan Pablo Vojvoda e passam a integrar o elenco profissional na disputa do #Paulistão.
Os quatro… pic.twitter.com/7e8PWpVr9Q
— Santos FC (@SantosFC) January 9, 2026
Já no ataque, o Santos também sofre com baixas. O Peixe enfrenta problemas com o atraso da documentação por parte do FC Cincinnati e não deve registrar o novo contrato de Barreal a tempo. Ele precisa ser registado no BID até às 19h (de Brasília) desta sexta-feira. Neymar, ainda em recuperação, também será desfalque certo. Por fim, Tiquinho Soares, com edema na panturrilha esquerda, está fora.
Já Souza também pode ser baixa. O lateral esquerdo negocia uma ida ao Tottenham, da Inglaterra, e treinou na parte interna na última quinta-feira.
O Santos estreia no Paulista neste sábado, quando encara o Novorizontino. A bola rola às 16h, na Vila Belmiro.
Próximos jogos do Santos
- Santos x Novorizontino (primeira rodada do Paulistão)
Data e horário: 10/01 (sábado), às 16h (de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
- Palmeiras x Santos (segunda rodada do Paulistão)
Data e horário: 14/01 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Arena Barueri, em Barueri (SP)