Real Madrid é a marca mais valiosa do futebol mundial; confira ranking - Gazeta Esportiva
Real Madrid é a marca mais valiosa do futebol mundial; confira ranking

Real Madrid é a marca mais valiosa do futebol mundial; confira ranking

Gazeta Esportiva

Por Redação

16/05/2019 às 09:18 • Atualizado: 16/05/2019 às 14:49

São Paulo, SP




O Real Madrid é o clube mais valioso do futebol mundial, segundo estudo divulgado pela Brand Finance nesta quinta-feira, desbancando o Manchester United. O estudo mostra as 50 marcas mais valiosas na categoria, sendo que o clube espanhol não ocupava esse posto desde 2010. Sua avaliação é de 1.646 bilhões de euros, algo em torno de R$ 7,4 bilhões.

Completando os top 10, estão United, Barcelona, Bayern de Munique, Manchester City, Liverpool, Chelsea, Paris Saint-Germain, Arsenal e Tottenham, ou seja, apesar dos Red Devils terem perdido a primeira colocação, o futebol inglês é o mais valioso: são seis clubes para as dez primeiras posições. Além desse primeiro ranking, há ainda a presença de 17 clubes no geral, ou seja, 43% do valor total de marca.

O estudo ainda destaca a entrada do Wolverhampton no ranking, à frente até mesmo de Ajax, Sevilla e Celtic, por exemplo. O clube inglês foi campeão da segunda divisão em 2017/18 e terminou esta temporada em sétimo na Premier League. Voltando ao Real Madrid, o clube madrilenho teve um crescimento de marca avaliado em 26,9% em relação ao ano passado, uma evolução muito por conta do quarto título da Liga dos Campeões num total de cinco anos (o último em 2018).

"O Real Madrid mostrou este ano que realmente reina supremo no mundo do futebol. Eles triunfaram não só como a marca mais valiosa e forte, mas o valor de empresa e estádio também estão em segundo lugar. O clube de maior sucesso na história do futebol europeu finalmente está colhendo os benefícios de décadas de performances espetaculares dentro e fora de campo", disse Bryn Anderson, diretor da Brand Finance.

Para finalizar, o Real também se tornou o primeiro clube do mundo, segundo a Brand Finance, a quebrar a barreira dos 750 milhões de euros em receita na temporada de 2017/18, algo em torno dos R$ 3,4 bilhões. Além dos times mais valiosos, o estudo também colocou as marcas mais fortes e uma das diferenças foi a saída do PSG para a entrada da Juventus. Nessa categoria, o top dez ficou em: Real Madrid, Barcelona, Bayern de Munique, Manchester United, Liverpool, Manchester City, Arsenal, Chelsea, Juventus e Tottenham.


As marcas mais valiosas e as mais fortes do futebol mundial em 2019, segundo a Brand Finance (Foto: Divulgação/Brand Finance)








Conteúdo Patrocinado