LaLiga investiga insultos racistas de uma criança contra Vini Jr., após vídeo gravado por brasileira - Gazeta Esportiva
LaLiga investiga insultos racistas de uma criança contra Vini Jr., após vídeo gravado por brasileira

LaLiga investiga insultos racistas de uma criança contra Vini Jr., após vídeo gravado por brasileira

Gazeta Esportiva

Por Redação

03/03/2024 às 11:46

São Paulo, SP

No último sábado, pelo Campeonato Espanhol, o Real Madrid buscou um empate contra o Valencia, no Mestalla, após sair perdendo pelo placar de 2 a 0, com Vinicius Junior anotando os dois gols da equipe. Novamente, o brasileiro voltou a sofrer racismo, neste mesmo estádio - desta vez, vindo de uma criança. No vídeo coletado pela ESPN, é visto uma criança, no colo de uma mulher, gritando “macaco” em direção ao atacante.


A autora do vídeo, a brasileira Anna Anjos, foi agredida pela mulher ao perceber a gravação. Em entrevista cedida à ESPN, Anna contou que eles argumentaram que os gritos não eram racistas, mas 'só estava chamando o Vini de um animal'.

"O que mais me incomodou foi uma criança ao lado, duas cadeiras ao lado, chamando ele de mono (macaco) o tempo todo. Até tentei interferir, falei com a criança, falei com a mãe da criança, disse que o que eles estavam fazendo não era correto, que eles não podiam ficar chamando o Vinicius de mono, que isso era racismo. E acho que é tão recorrente, tão normal pra eles, que a mãe da criança falou que não era ofensa, que ele só estava chamando o Vini de um animal. Eu falei que o Vini não era um animal, que eles não podiam fazer isso e eles continuaram chamando ele de mono o tempo todo", disse a brasileira.

Anna relembra que os 'torcedores' disseram que a ofensa era algo comum, por se tratar de um ambiente de estádio. "Eles vieram até mim, perguntaram o que estava acontecendo, falei que eles estavam sendo racistas, chamaram o Vini de mono. Eu acho que eles sabiam que os outros torcedores estavam fazendo era errado e pediram para eu me comportar. Falaram que era o ambiente do estádio e que isso era normal e era para eu me comportar. Se eu me comportasse eu podia continuar ali."

Pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol da temporada passada, a partida entre as mesmas equipes, também no Mestalla, foi interrompida na segunda etapa, depois de um setor da torcida do Valencia presente no estádio chamar o brasileiro de "macaco".

Neste domingo, o ocorrido está sendo investigado pela LaLiga para que as medidas sejam tomadas. Em agosto de 2023, a instituição resolveu criar novas plataformas para combater o racismo no futebol espanhol, a "LALIGA VS Racism".


Conteúdo Patrocinado