O croata Luka Sucic, duas vezes, e o atacante surinamês Sheraldo Becker erraram o alvo e o Real Madrid acabou abrindo o placar com Vini Jr. em cobrança de pênalti assinalado por um toque de mão de Sergio Gómez (58').
Pouco depois, o atacante brasileiro sofreu falta dentro da área e cedeu a bola para Mbappé cobrar o segundo pênalti do jogo e ampliar a vantagem merengue (74').
Com a vitória, o time do técnico Carlo Ancelotti se mantém em segundo na tabela, com apenas um ponto atrás do líder Barcelona, que no domingo visita o Girona.
"Foi um jogo complicado, provavelmente não merecíamos ganhar, porque a Real Sociedad jogou muito bem, pressionou muito, foi difícil para nós sair de trás", reconheceu Ancelotti.
O treinador italiano também enalteceu a atuação de Mbappé: "Eu o vejo mais pronto, mais ativo quando tem a bola. Ele é muito perigoso, está combinando bem com Vinícius, com os atacantes, está melhorando muito".
Mais cedo, o Villarreal venceu o Mallorca por 2 a 1 com um gol nos acréscimos de Ayoze Pérez (90'+4) e subiu para a quarta posição com 11 pontos.
Por sua vez, o Sevilla conseguiu sua primeira vitória no campeonato ao bater por 1 a 0 o Getafe, que segue sem vencer e passará a semana na zona de rebaixamento. O único gol da partida foi marcado pelo capitão Jesús Navas (23').
E depois de um início difícil, o recém-promovido Espanyol (7º) parece estar se adaptando à primeira divisão ao somar três pontos com a vitória por 3 a 2 sobre o Alavés, a segunda da equipe. O herói do jogo foi o capitão Javi Puado, que marcou dois gols para o time catalão.