Jorge Jesus, treinador da seleção de Portugal, participou neste sábado de uma entrevista coletiva e deu sua opinião acerca do plano de redução de jogadores estrangeiros no Brasileirão.
A medida foi aprovada na última segunda-feira, em uma votação envolvendo os clubes da Série A e Série B no Rio de Janeiro. A CBF argumentou que a iniciativa busca dar mais oportunidades aos jovens atletas, que, segundo a instituição, são prejudicados com a chegada de jogadores estrangeiros mais experientes.
"É uma pergunta interessante, normalmente fazem-me essa pergunta em todos os países que tenho treinado e em fóruns", disse o português. "Qual é a minha ideia em relação à redução de jogadores de estrangeiros em cada país? Em Portugal tenho uma opinião diferente. Não é reduzir de nove para cinco que vai melhorar o jogador brasileiro."
"Dou sempre o exemplo de Portugal. É um dos países que melhor forma jogadores e, em Portugal, se quiserem podem jogar 11 estrangeiros. Temos sempre grandes jogadores e vamos continuar a ter porque esse não é o problema. O problema é a qualidade da formação e a calendarização", comentou.
O técnico ainda falou sobre os campeonatos estaduais e opinou sobre a importância deles no desenvolvimento dos jogadores brasileiros. "O Brasil têm uma boa calendarização e não sabe. Espero bem que nunca acabem com os campeonatos estaduais porque esse é um dos segredos do jogador brasileiro", completou.
Os únicos clubes que votaram contra a medida proposta pela CBF foram o Bahia e o Flamengo, equipe que foi treinada por Jorge Jesus no ano de 2019, que ficou marcado pelas campanhas emblemáticas no Campeonato Brasileiro e na Libertadores.
Na última quinta-feira, o treinador estreou com vitória sob o comando da seleção portuguesa na estreia da Liga das Nações. A equipe liderada por Cristiano Ronaldo venceu por 1 a 0 o País de Gales em partida disputada no Estádio José Alvalade, em Lisboa. O próximo compromisso do time é no domingo, contra a Noruega, no Estádio Ullevaal, em Oslo.
Veja também:
Todas as notícias da Gazeta Esportiva
Canal da Gazeta Esportiva no YouTube
Siga a Gazeta Esportiva no Instagram
Participe do canal da Gazeta Esportiva no WhatsApp
*AFP