Futebol/Campeonato Paulista

Em busca de título de expressão, Ponte estreia contra Lusa no Paulista

GazetaEsportiva.net - Campinas , SP -
01/02/2015 09:00:00

Em: Campeonato Paulista, Campeonatos, Campeonatos Estaduais, Futebol, Ponte Preta, Portuguesa

Neste domingo, a Ponte Preta inicia sua caminhada no Campeonato Paulista em busca de seu primeiro de título de expressão em 114 anos de história. Embora não seja um dos favoritos a levantar a taça, a Macaca pode surpreender e ameaçar as equipes tradicionais. Em sua estreia, o Alvinegro enfrenta a Portuguesa, que tenta se recuperar após trágica temporada em 2014. A partida está marcada para as 19h30 (de Brasília), no estádio Moisés Lucarelli.

A Ponte Preta é integrante do Grupo 2 da competição, e tem a companhia de Audax, Corinthians, Rio Claro e São Bento. Já a Lusa encontra-se na Chave 3, ao lado de Botafogo-SP, Linense, Marília e Palmeiras.

Após boa temporada em 2014, com o vice-campeonato da Série B, a Macaca manterá sua base para a disputa do Paulistão. O técnico Guto Ferreira permaneceu no comando da equipe, assim como os principais jogadores do elenco: o lateral direito Rodinei, o zagueiro Tiago Alves, os volante Fernando Bob, Josimar e Juninho, e os meias Renato Cajá, Adrianinho e Roni.

A principal contratação alvinegra para a temporada foi o goleiro Marcelo Lomba, para substituir Roberto, que acabou não chegando a um acordo para sua renovação. Já outros reforços chegam como apostas. É o caso do zagueiro Pablo, o volante Dedé, o meia Danilo Neves e os atacantes Biro Biro, Vitor Xavier e Fábio Santos.

O técnico Guto Ferreira projeta sua equipe evoluindo durante a competição. “Logicamente, a equipe não vai chegar pronta para a primeira partida e para os primeiros cinco jogos. Vai crescer jogo a jogo. O importante é que a gente tenha competitividade para crescer vencendo”.

O atacante Rildo, que retornou de empréstimo ao Santos no início do ano, ressaltou a importância de uma vitória neste domingo. “Queremos vencer o primeiro jogo da temporada e diante da nossa torcida. Temos que usar como exemplo o campeonato do ano passado; nós podemos competir de igual para igual com uma equipe da capital”.

A Ponte Preta inicia sua caminhada no Paulistão contra a fragilizada Portuguesa
A Ponte Preta inicia sua caminhada no Paulistão contra a fragilizada Portuguesa – Credito: Divulgação/PontePress/ Guilherme Dorigatti

Pelo lado da Portuguesa, a equipe usará o Campeonato Paulista para iniciar uma recuperação após as polêmicas de 2013 e a desastrosa temporada de 2014, que culminou na queda para a Série C do Brasileiro.

Com o novo técnico Ailton Silva e contratações mais modestas, a Lusa tentará formar uma boa base durante o estadual para fazer uma campanha de sucesso na Terceira Divisão Nacional e conseguir retornar à Série B.

O reforço de maior destaque é o meia-atacante Edno. O jogador chega a sua terceira passagem pelo clube, onde é visto como ídolo. Além do atleta, a Lusa contratou os laterais Filipi Souza, Fabinho Capixaba, Bruno Bertucci e Paulo Henrique. Os zagueiros Guilherme e Alex Lima, o volante Ferdinando e o meia Cleiton.

São Bento e Linense fazem duelo de estreia no Paulistão

São Bento e Linense também estreiam no Campeonato Paulista neste domingo. O compromisso está marcado para as 19h30 (de Brasília), no estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba.

Após sete anos longe da elite do futebol paulista, o São Bento espera fazer um bom estadual e conta com um elenco renovado. “Montamos um grupo diversificado e competitivo. Esperamos contar com o apoio dessa apaixonada torcida e fazer uma boa participação no campeonato”, disse o técnico Paulo Roberto.

Já o Linense busca se reerguer após um mau campeonato em 2014, quando a equipe não foi rebaixada por pouco. Assim, o clube promoveu o auxiliar Luciano Quadros ao cargo de técnico e renovou seu elenco.