O atacante Ousmane Dembélé foi eleito o melhor jogador do mundo no Globe Soccer Awards, em cerimônia realizada neste domingo, em Dubai. O prêmio individual do francês acompanhou a vitória do Paris Saint-Germain na categoria de Melhor Clube Masculino, na qual a equipe europeia superou o Flamengo, o Barcelona, o Chelsea e o Liverpool.
A conquista coletiva reflete o desempenho do time em 2025, ano em que o PSG faturou a Champions League, a Ligue 1, a Copa da França, a Supercopa da França e a Copa Intercontinental. A única taça que escapou dos franceses foi a do Super Mundial de Clubes, competição em que terminaram com o vice-campeonato após derrota para o Chelsea.
A "trinca" de Ousmane Dembélé
O grande símbolo dessa fase vitoriosa é Dembélé. Aos 28 anos, o atacante francês completou a chamada "trinca de ouro" das premiações individuais: após vencer a Bola de Ouro e o The Best, ele foi eleito o melhor do mundo também pelo júri do Globe Soccer Awards, superando nomes como Mbappé, Yamal, Vitinha e Raphinha.
Os números do atleta na temporada 2024/25 reforçam o protagonismo, com 49 participações diretas em gols (35 gols e 14 assistências) em 53 partidas disputadas.
Ver essa foto no Instagram
Outros destaques da premiação
Além do título de melhor clube e da honraria a Dembélé, o PSG dominou outras categorias técnicas. Luis Enrique levou o prêmio de Melhor Treinador, Vitinha foi eleito o melhor meio-campista e Désiré Doué o melhor jogador jovem. O diretor esportivo do clube, Luís Campos, também foi premiado.
Pelo lado rubro-negro, embora o Flamengo não tenha vencido como clube, houve reconhecimento para Jorge Mendes, agente do técnico Filipe Luís, eleito o melhor empresário do mundo. A lista de premiados contou ainda com Lamine Yamal (Barcelona) como melhor atacante e Cristiano Ronaldo (Al-Nassr), que manteve o posto de melhor jogador do Oriente Médio pelo terceiro ano consecutivo.
Todos os vencedores
- Melhor jogador: Ousmane Dembélé
- Melhor jogadora: Aitana Bonmatí
- Melhor jogador do Oriente Médio: Cristiano Ronaldo
- Melhor atacante: Lamine Yamal
- Melhor meia: Vitinha
- Melhor jogador jovem: Désiré Doué
- Melhor treinador: Luis Enrique
- Melhor time masculino: Paris Saint-Germain
- Melhor time feminino: Barcelona
- Melhor seleção masculina: Portugal