Preparador prefere evitar pênaltis na Vila, mas garante Prass afiado - Gazeta Esportiva
Preparador prefere evitar pênaltis na Vila, mas garante Prass afiado

Preparador prefere evitar pênaltis na Vila, mas garante Prass afiado

Gazeta Esportiva

Por Bruno Ceccon

22/04/2016 às 08:00 • Atualizado: 22/04/2016 às 14:06

São Paulo, SP



Os dois últimos confrontos de mata-mata disputados entre Palmeiras e Santos terminaram nos pênaltis. Oscar Rodriguez, preparador de goleiros do time alviverde, prefere evitar uma nova decisão do gênero, mas garante Fernando Prass afiado caso seja necessário.

Às 16 horas (de Brasília) deste domingo, em partida única, Palmeiras e Santos disputam uma vaga na decisão do Campeonato Paulista. Caso a partida termine empatada na Vila Belmiro, os rivais protagonizarão a terceira decisão por pênaltis em menos de um ano.

Na final do Campeonato Paulista 2015, o Santos ganhou por 2 a 1 no tempo normal e ficou com o título ao vencer por 4 a 2 nos pênaltis. Na decisão da última Copa do Brasil, o Palmeiras deu o troco ao bater o adversário por 2 a 1 nos 90 minutos e por 4 a 3 nos penais.

“A gente treina cobranças todos os dias, mas fazemos isso com um pouco mais de atenção em uma semana decisiva como essa. É diferente, porque sabemos que se o jogo de domingo acabar empatado, vamos para os penais. Espero que a partida se decida nos 90 minutos e que o Palmeiras saia como vencedor”, disse Rodriguez à Gazeta Esportiva.

Fernando Prass estreou pelo Palmeiras em 2013 e, desde então, defendeu um total de dez pênaltis. No ano passado, o goleiro brilhou nas semifinais do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil contra Corinthians e Fluminense, respectivamente. Na decisão do torneio nacional, diante do Santos, repetiu o feito.

“Nas cobranças de pênalti, entram vários fatores: precisão, treinamento, emocional. Se por ventura tivermos que decidir nos penais novamente contra o Santos, acredito que o Palmeiras está bem preparado. O Prass tem comprovado isso”, declarou Oscar Rodriguez.

Goleiro Fernando Prass já defendeu dez cobranças de pênalti com a camisa do Palmeiras (Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press(
Goleiro Fernando Prass já defendeu dez cobranças de pênalti pelo Palmeiras (Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)


Fernando Prass iniciou a temporada de 2016 inspirado e já defendeu quatro pênaltis. No torneio amistoso disputado no Uruguai, o goleiro pegou duas cobranças contra o Nacional. Diante do Rosario Central, pela Copa Libertadores, mais uma. No Campeonato Paulista, frente ao rival Corinthians, repetiu a dose.

“Ele é bom porque treina diariamente. É um atleta que tem um tempo de reação muito apurado e busca todo tipo de informações. Hoje, é um goleiro de excelência não só na parte física, mas também no aspecto técnico e mental. É um líder bastante positivo no grupo”, elogiou Rodriguez.

Além de defender pênaltis, Fernando Prass passou a batê-los no ano passado. O goleiro marcou o gol do título da Copa do Brasil diante do Santos e, já em 2016, voltou a converter na final do torneio amistoso realizado no Uruguai contra o Nacional, ganhador da disputa.

“O atleta que treina está em condições de ser aproveitado na partida. Na final da Copa do Brasil, para alguns foi surpresa o Prass bater, mas ele já vinha treinando há muito tempo. Se o técnico determinar que ele seja um dos cobradores, acredito que está em condições”, disse o preparador.

Filho do ex-goleiro Oscar Urruty, que defendeu o Palmeiras de forma breve nos anos 1950, Oscar Rodriguez seguiu o mesmo caminho do pai. Com passagem por clubes como São Paulo, Inter de Limeira, Paysandu e Figueirense, ele se orgulha por ter defendido “alguns pênaltis” durante a carreira.

Conhecedor da posição, o preparador torce o nariz para a máxima de que pênalti é loteria. “Não, de forma alguma. É trabalho, dedicação, precisão e tempo de reação. Temos um gol que mede 7,32m por 2,44m e 11,00m até a marca. Então, acredito que pênalti é trabalho”, disse o gaúcho.

Preparador prefere evitar pênaltis, mas confia em Fernando Prass (Foto: Fernando Prass/Gazeta Press)
Preparador Oscar Rodriguez prefere evitar pênaltis, mas confia em Fernando Prass (Foto: Fernando Prass/Gazeta Press)


Ricardo Oliveira, Lucas Lima e Gustavo Henrique, que cobraram na final da Copa do Brasil, continuam no Santos. Assim como Victor Ferraz e David Braz, selecionados para bater na decisão do Campeonato Paulista. Questionado se já mostrou a Prass vídeos dos santistas em ação, Rodriguez sorriu: “Não posso contar tudo”.

Com um total de 179 partidas disputadas, Fernando Prass integra o top 100 dos jogadores que mais vestiram a camisa da Sociedade Esportiva Palmeiras e na lista dos goleiros já ocupa a nona colocação. Aos 37 anos, ele pode jogar mais algumas temporadas em alto nível, acredita seu preparador.

“Desde que cheguei ao Palmeiras, o Prass é um dos atletas mais regulares da equipe. Temos uma relação muito boa. Ele é um jogador exemplar, que se dedica ao máximo e está sempre se aprimorando em todas as áreas. Espero que continue assim e que consigamos nossos objetivos”, afirmou.

Após trabalhar como preparador de goleiros em times como Grêmio, Cruzeiro, Atlético-MG e Santos, além de atuar em equipes de Japão e Arábia Saudita, Rodriguez chegou em 2014 ao Palmeiras, clube no qual Valdir Joaquim de Moraes criou a função. Antes de reencontrar Cuca, fez parceria com Dorival Júnior, Oswaldo de Oliveira e Marcelo Oliveira.

“Nós temos que atuar de acordo com a metodologia do treinador. Eu e o Cuca trabalhamos juntos no Grêmio, em 2004. Agora, vejo um técnico muito mais experiente, maduro e multicampeão. Esperamos seguir nossos objetivos de conquista”, disse Oscar Rodriguez.

Veja a lista completa dos pênaltis defendidos por Fernando Prass no Palmeiras:

30/07/2013 – Série B do Campeonato Brasileiro
Palmeiras 4 x 0 Icasa
1º pênalti defendido por Fernando Prass

19/04/2015 – Campeonato Paulista
Corinthians (5) 2 x 2 (6) Palmeiras
2º e 3º pênaltis defendidos por Fernando Prass

09/08/2015 – Campeonato Brasileiro
Cruzeiro 2 x 1 Palmeiras
4º pênalti defendido por Fernando Prass

28/08/2015 – Copa do Brasil
Palmeiras (4) 2 x 1 (1) Fluminense
5º pênalti defendido por Fernando Prass

02/12/2015 – Copa do Brasil
Palmeiras (4) 2 x 1 (3) Santos
6º pênalti defendido por Fernando Prass

24/01/2016 – Copa Antel
Palmeiras (3) 0 x 0 (4) Nacional-URU
7º e 8º pênaltis defendidos por Fernando Prass

03/03/2016 – Copa Libertadores
Palmeiras 2 x 0 Rosario Central-ARG
9º pênalti defendido por Fernando Prass

03/04/2016 – Campeonato Paulista
Palmeiras 1 x 0 Corinthians
10º pênalti defendido por Fernando Prass

Conteúdo Patrocinado