Por ano de sucesso, Palmeiras se preocupa até com zika nas férias - Gazeta Esportiva
Por ano de sucesso, Palmeiras se preocupa até com zika nas férias

Por ano de sucesso, Palmeiras se preocupa até com zika nas férias

Gazeta Esportiva

Por Redação

10/01/2016 às 00:00 • Atualizado: 10/01/2016 às 10:01

São Paulo, SP

Jovem atacante Gabriel Jesus participa de pré-temporada em Itu (Foto: Cesar Greco/Agência Palmeiras)
Jovem atacante Gabriel Jesus participa de pré-temporada do Palmeiras em Itu (Foto: Cesar Greco/Agência Palmeiras)


Após encerrar a temporada 2015 com o título da Copa do Brasil e a vaga na Libertadores, o Palmeiras vislumbra a possibilidade de protagonizar um ano de sucesso em 2016. Para alcançar o objetivo, a equipe alviverde se preocupa com os detalhes, entre eles o estado de saúde dos atletas durante as férias.

A fisioterapia, o departamento médico e a fisiologia, além de questionários, fizeram uma série de avaliações, como nas articulações e na dinâmica dos movimentos dos jogadores. A intenção foi detectar deficiências a serem corrigidas durante a pré-temporada.

“Fizemos basicamente um levantamento do que foram as férias dos jogadores, se tomaram medicamentos, se eles ou parentes estiveram em lugares do Brasil com surtos de zika ou caxumba... Enfim, precisamos saber disso para reagir a uma eventualidade”, explicou Altamiro Bottino, coordenador científico do clube.

Antes das férias, os jogadores receberam uma cartilha com orientações de exercícios – os profissionais do clube já apuraram os atletas que realizaram atividades e o nível de intensidade. O número pequeno de mudanças no elenco se comparado ao ano passado é positivo, segundo Bottino.

“A manutenção do grupo foi importantíssima. No ano passado, nossa grande dificuldade foi receber 25 jogadores de diversos países do mundo, de diferentes continentes, com climas e métodos de trabalho distintos. Agora, poderemos conhecer grande parte das reações de cada atleta ao treinamento”, afirmou.

O elenco palestrino se reapresentou na Academia e Futebol durante a semana e atualmente realizada um período de treinamento em Itu. Com os dados personalizados dos jogadores, Bottino diz saber o que cada um precisa para melhorar seu desempenho ao longo do ano.

Sob o comando do técnico Marcelo Oliveira, o Palmeiras se prepara para participar de um torneio amistoso no Uruguai. Em 20 de janeiro, a equipe alviverde enfrenta o Libertad-PAR e, se vencer, encara o ganhador do clássico entre Nacional e Peñarol três dias depois.

Conteúdo Patrocinado