Pivô de polêmica, Breno Lopes costuma aproveitar baixa minutagem no Palmeiras; relembre números
São Paulo, SP
17/09/23 | 07:00
Breno Lopes vive um certo tipo de paradoxo no Palmeiras: ao mesmo em que costuma atuar com frequência, não dispõe de grande minutagem em campo. Foi assim na partida contra o Goiás, pela 23ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, em que o atacante causou polêmica.
Aos 50 minutos do segundo tempo no jogo da última sexta-feira, no Allianz Parque, após bate e rebate na área, Breno conferiu às redes e marcou o único gol da partida. Na celebração, desabafou depois de sofrer críticas: foi em direção a Mancha Verde — principal torcida organizada do clube palestrino —, xingou muito e, entre muitos gestos, mostrou o dedo do meio e apontou para os ouvidos.
Este foi o 21º tento de Breno com a camisa do Palmeiras. Destes, oito foram anotados após os 45 minutos do segundo tempo — inclusive o da final da Libertadores de 2020, contra o Santos, no Maracanã.
Ao todo, Breno tem 143 jogos com o uniforme do Verdão. No entanto, só foi titular em 34 deles — a última vez foi em 5 de agosto, na derrota para o Fluminense por 2 a 1, no Brasileirão.
Na atual temporada, são 44 jogos, cinco gols e quatro assistências. O atacante está atrás apenas de Weverton, Dudu, Gustavo Gómez, Rony e Zé Rafael em partidas disputadas.
A minutagem total, entretanto, evidencia que Breno não está constantemente em campo. Dos últimos 10 jogos em que entrou como substituto, o herói da Libertadores de 2020 atuou por menos de 25 minutos em seis deles.
Depois da polêmica, vários representantes do Palmeiras saíram em defesa de Breno Lopes. Weverton, Abel Ferreira, Raphael Veiga e até mesmo a presidente Leila Pereira deram declarações públicas em defesa do atacante. O Palmeiras, inclusive, dá o caso como encerrado.
Deixe seu comentário