Palmeiras relembra dois anos do bicampeonato da Libertadores: “De Breno para América Verde” - Gazeta Esportiva
Palmeiras relembra dois anos do bicampeonato da Libertadores: “De Breno para América Verde”

Palmeiras relembra dois anos do bicampeonato da Libertadores: “De Breno para América Verde”

Gazeta Esportiva

Por Redação

30/01/2023 às 13:59 • Atualizado: 30/01/2023 às 14:07

São Paulo, SP

O bicampeonato da Copa Libertadores do Palmeiras completa dois anos nesta segunda-feira e o clube relembrou a conquista nas redes sociais. No dia 30 de janeiro de 2021, o Alviverde bateu o Santos no Maracanã e pôs fim a um jejum de 21 anos.

Uma das principais cenas que ficou marcada no duelo foi quando o técnico Abel Ferreira decidiu colocar Breno Lopes no lugar de Gabriel Menino. A troca fez com que o atacante se tornasse herói naquele dia ao marcar o gol do título.

“De Danilo pra Rony, de Rony pra Breno, de Breno para América Verde. Há dois anos, todo mundo ficou parado enquanto o Maior Campeão do Brasil voou na direção da Glória Eterna pela segunda vez”, registrou o Palmeiras.



O Palmeiras integrou o Grupo B naquela Libertadores sob o comando de Vanderlei Luxemburgo. Na chave, ficou ao lado de Guaraní-PAR, Bolívar-BOL e Tigre-AGR, e avançou de fase após liderar a tabela com 16 pontos conquistados (cinco vitórias e um empate).

Fase de Grupos:


Tigre 0 x 2 Palmeiras - gols de Luiz Adriano e Willian
Palmeiras 3 x 1 Guaraní - gols de Luiz Adriano (3x)
Bolívar 1 x 2 Palmeiras - gols de Willian e Gabriel Menino
Guaraní 0 x 0 Palmeiras
Palmeiras 5 x 0 Bolívar - gols de Willian, Wesly, Viña, Raphael Veiga e Rony
Palmeiras 5 x 0 Tigre - gols de Raphael Veiga, Gustavo Gómez, Zé Rafael, Gabriel Veron e Rony




As oitavas de final tiveram um intervalo de tempo de um mês causado pela pandemia de Covid-19. Na retomada, o Palmeiras, já classificado e sob o comando do técnico Abel Ferreira, superou o Delfin-EQU por 8 a 1 no agregado. Nas quartas, despachou o Libertad por 3 a 1 no total.

Nas semifinais, foi a vez de encarar o River Plate. Na ida, no Monumental de Núñez, o elenco conseguiu segurar o adversário e construir uma vantagem de 3 a 0 no marcador. Na volta, porém, o Verdão foi dominado no Allianz Parque e passou sufoco, levando dois gols. No entanto, a contagem não foi o suficiente para o time argentino avançar.

Na grande final, o confronto diante do Santos foi protagonizado com poucos lances de perigo. O gol saiu apenas aos 54 minutos do segundo tempo, depois de uma confusão entre Marcos Rocha e o técnico Cuca, que foi expulso.

Danilo iniciou a jogada lançando a bola para Rony, na direita. O jogador cruzou perfeitamente para Breno Lopes, dentro da área. O atacante, que se posicionou atrás de Pará, cabeceou no canto esquerdo para anotar o tento da vitória.

A escalação do Palmeiras na decisão foi a seguinte: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gómez e Viña; Danilo, Zé Rafael e Raphael Veiga; Menino, Luiz Adriano e Rony.



De lá pra cá, o Alviverde ergueu o tricampeonato da Libertadores ao superar o Flamengo em Montevidéu, por 2 a 1. Com a conquista, o Palmeiras se tornou o maior campeão brasileiro do torneio ao lado de São Paulo, Santos e Grêmio.

Conteúdo Patrocinado