Palmeiras perde do Fortaleza, mas garante classificação às quartas de final da Copa do Brasil - Gazeta Esportiva
Palmeiras perde do Fortaleza, mas garante classificação às quartas de final da Copa do Brasil

Palmeiras perde do Fortaleza, mas garante classificação às quartas de final da Copa do Brasil

Gazeta Esportiva

Por Redação

31/05/2023 às 21:01 • Atualizado: 01/06/2023 às 00:14

São Paulo, SP

O Palmeiras está classificado para as quartas de final da Copa do Brasil. Nesta quarta-feira (31), o Alviverde foi até a Arena Castelão para encarar o Fortaleza, na partida de volta das oitavas da disputa, e perdeu pelo placar de 1 a 0. Após vencer por 3 a 0 no embate inicial, o Verdão administrou a confortável vantagem — mesmo com o revés e alguns sustos durante o duelo.

Lucero marcou o único gol do jogo, aos 27 minutos do segundo tempo.

O time de Abel Ferreira — que foi expulso por reclamação durante o confronto — vai conhecer seu adversário nas quartas de final da competição nacional de mata-mata em sorteio, que ainda não tem data definida para acontecer.

Tanto Fortaleza quanto Palmeiras, agora, voltam suas atenções para a Série A do Campeonato Brasileiro. No fim de semana, o Leão recebe o Bahia às 16h (de Brasília) do sábado, novamente no Castelão. O Alviverde, por sua vez, encara o Coritiba no Allianz Parque, às 18h30 do domingo.




O jogo — A partida começou franca, com movimentações ofensivas intensas dos dois lados. Thiago Galhardo, aos seis minutos, liderou boa trama de ataque do Fortaleza e, carregando a bola por toda a intermediária, finalizou forte na meia-lua. O chute, entretanto, acabou travado por Gustavo Gómez e parou tranquilo nas mãos de Weverton.

O tom da etapa inicial foi de muito estudo das duas partes, muitas faltas e poucas chances reais criadas.

Quando chegava, o Fortaleza aparecia com perigo. Foi assim em dois chutes de Thiago Galhardo; em levantamento de Zé Welison para a área, que passou por todo mundo do Leão; e, por fim, em chute rasteiro de Lucero de frente para Weverton, aos 45 minutos do primeiro tempo. O goleiro palmeirense fez a boa defesa.

Na última grande oportunidade da etapa inicial, Bruno Pacheco arrancou em velocidade pela lateral e encheu o pé de fora da área. A bola, mais uma vez, bateu na defesa alviverde e saiu para escanteio.

Foram 45 minutos de dois times conscientes de suas respectivas estratégias: o Fortaleza impondo volume ofensivo, atrás do resultado; e o Palmeiras, com a vantagem na cabeça, só administrando o marcador e se propondo a ter o controle da partida.


2º tempo


A dinâmica da etapa final seguiu o tom do que foram os primeiros 45 minutos de jogo.

O Fortaleza começou ameaçando em dois chutes de fora da área: aos 12, Thiago Galhardo tirou tinta da trave de Weverton, em pancada colocada; seis minutos depois, foi a vez de Pochettino encher o pé e ver a bola bater em Mayke, levando perigo à meta palmeirense.

Aos 26, Raphael Veiga recebeu linda bola em profundidade, nas costas de Dudu, e chutou cruzado. O chute passou por João Ricardo, mas Rafael Navarro se jogou de carrinho para empurrar a bola para o fundo das redes em posição de impedimento: tento anulado, pois.

Praticamente no lance seguinte, o Leão do Pici abriu o placar. Pochettino chutou cruzado, Weverton pulou para fazer a defesa mas viu a bola bater na trave. No rebote, Lucero só teve o trabalho de empurrar a bola para o fundo das redes, livre: 1 a 0.

Aos 31, Abel Ferreira levou cartão vermelho direto de Sávio Pereira Sampaio por reclamação. Sem seu comandante à beira do gramado, o time do Palmeiras viu o Fortaleza vir para cima — principalmente após Juan Pablo Vojvoda tirar o lateral Dudu e promover, em seu lugar, a entrada do atacante Silvio Romero.

O Leão do Pici chegou com perigo em batida cruzada de Calebe e cabeceio de Vinícius Zanocelo. O Palmeiras até chegou a responder com Breno Lopes, sem maiores sustos, entretanto.

FICHA TÉCNICA
FORTALEZA 1 X 0 PALMEIRAS

Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 31 de maio de 2023 (quarta-feira)
Horário: 19 horas (de Brasília)
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (Fifa-DF)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (Fifa-GO) e Eduardo Gonçalves da Cruz (MS)
VAR: Wagner Reway (VAR Fifa-PB)
Cartões amarelos: Thiago Galhardo (Fortaleza); Rony, Abel Ferreira, Vitor Castanheira (auxiliar), Piquerez e Weverton (Palmeiras)
Cartão vermelho: Abel Ferreira (Palmeiras)

Gols: Lucero, aos 27 minutos do 2ºT (Fortaleza)

Público: 43.271 torcedores
Renda: R$ 969.494,00

FORTALEZA: João Ricardo; Dudu (Silvio Romero), Emanuel Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Zé Welison (Hércules), Pochettino, Yago Pikachu (Calebe) e Guilherme (Romarinho); Thiago Galhardo (Vinícius Zanocelo) e Lucero
Técnico: Juan Pablo Vojvoda

PALMEIRAS: Weverton; Mayke, Luan, Gustavo Gómez e Piquerez; Zé Rafael (Gabriel Menino), Richard Ríos e Raphael Veiga (Naves); Bruno Tabata, Dudu (Breno Lopes) e Rony (Rafael Navarro) (Flaco López)
Técnico: Abel Ferreira

Conteúdo Patrocinado