Palmeiras homenageia time que virou Seleção e bateu Uruguai no Mineirão - Gazeta Esportiva
Palmeiras homenageia time que virou Seleção e bateu Uruguai no Mineirão

Palmeiras homenageia time que virou Seleção e bateu Uruguai no Mineirão

Gazeta Esportiva

Por Redação

26/09/2015 às 22:21 • Atualizado: 27/09/2015 às 00:47

São Paulo, SP

(Foto: Reprodução/Gazeta Esportiva)
Triunfo do Palmeiras com camisa da Seleção foi destaque no jornal 'A Gazeta Esportiva' (Foto: Reprodução/Gazeta Esportiva)


O Palmeiras organizou neste sábado a tradicional Festa dos Veteranos com um intuito especial: homenagear os 50 anos da Primeira Academia. O time, que entrou para a história com partidas e títulos memoráveis, é lembrado até hoje por um amistoso disputado em 7 de setembro de 1965. À época, os jogadores do Verdão vestiram a camisa da Seleção Brasileira e derrotaram o Uruguai por 3 a 0, na inauguração do estádio do Mineirão. Os gols foram marcados por Rinaldo, Tupãzinho e Germano.

Presente no histórico confronto, Dudu foi um dos jogadores que compareceram à homenagem. Ele recorda com carinho o momento em que a Confederação Brasileira de Desportos (CBD, antecessora da CBF) formalizou o convite ao Palmeiras. “Todos os companheiros ficaram muito contentes por terem a oportunidade de defender o Brasil. Aquilo não ia acontecer [de outra forma], porque ser chamado para a Seleção era muito difícil. Tínhamos muita gente boa naquela época. Foi um contentamento geral no plantel”, disse.

Dudu também mostrou gratidão aos torcedores alviverdes que mantêm as histórias da Primeira Academia vivas entre os mais jovens. “Esse jogo foi em 1965 e os torcedores ainda se lembram de nós. Entre eles estão garotos, filhos dos pais que nos viram jogar. Isso é uma alegria que não tem preço que pague”, afirmou o ex-jogador.

Além de Dudu, compareceram ao evento outros ícones do futebol: Edu Bala, Rubens Minelli, Tonhão, Eurico, Alfredo Mostarda e Nei. Atletas de outras modalidades também foram premiados, como o judoca Henrique Guimarães, bronze nas Olimpíadas de Atlanta 1996. Paulo Nobre presenteou todos com camisas do clube e miniaturas do estádio. "Um time que não tem história jamais será grande. Se hoje eu estou presidindo um dos maiores clubes do mundo, é graças aos senhores, que com maestria honraram a camisa do Palmeiras", disse o presidente.

A Festa dos Veteranos foi idealizada pelo falecido Oberdan Catani, em 1945, para reunir os atletas que participaram da Arrancada Heroica de 1942. Esta é a 43ª edição consecutiva do evento. A organização exibiu um painel com a foto da equipe de 1965 perfilada antes do jogo contra o Uruguai e expôs o troféu conquistado  na ocasião, além da Taça Savoia, primeiro título alcançado pelo antigo Palestra Itália, a Copa Rio de 1951 e o prato da Copa Libertadores de 1999.

Com relação ao time que defende as cores do Palmeiras atualmente, Dudu demonstra confiança e torce por títulos de expressão. “Espero que o Palmeiras cresça cada vez mais. E parece que isso está acontecendo. Às vezes passamos por momentos de dificuldades, mas já melhoramos muito. O plantel está fortalecido e, no ano que vem, temos que ser campeões do Paulista para começar o ano com tudo”, afirmou o ídolo, sem descartar a conquista da Copa do Brasil desse ano. “Dá para ser campeão, sim. Temos chances de chegar em todos os títulos que disputamos”.

Neste domingo, o Palmeiras vai a campo para enfrentar o São Paulo, no estádio do Morumbi. Dudu demonstrou otimismo com relação ao clássico, mas escolheu um placar apertado para apostar suas fichas. “Vou chutar 2 a 1 para nós”, afirmou o ícone alviverde.

(Foto: Acervo/Gazeta Press)
Time de 1965 do Palmeiras virou um painel em homenagem do Verdão (Foto: Acervo/Gazeta Press)

Conteúdo Patrocinado