Palmeiras é a equipe que mais cruza no Brasileirão, mas baixa eficiência chama atenção - Gazeta Esportiva
Palmeiras é a equipe que mais cruza no Brasileirão, mas baixa eficiência chama atenção

Palmeiras é a equipe que mais cruza no Brasileirão, mas baixa eficiência chama atenção

Gazeta Esportiva

Por Redação

19/07/2023 às 05:00

São Paulo, SP

O Palmeiras é, de longe, a equipe que mais efetuou cruzamentos nesta edição da Série A do Campeonato Brasileiro. Ao longo das últimas 15 rodadas da competição nacional de pontos corridos, os comandados de Abel Ferreira levantaram 404 bolas para a área — 40 a mais que o segundo colocado na estatística, o Bragantino.

No entanto, de acordo com dados do Footstats, a ineficiência do Verdão no fundamento chama atenção. A equipe alviverde, proporcionalmente, mais errou cruzamentos: 316, média de 21 por jogo. Mas isso seria até uma consequência natural do grande volume de lançamentos.

O problema é que, em porcentagem, o Palmeiras ocupa o top-10 de ineficiência em cruzamentos no Brasileirão: 78,22%, 10% a menos que o líder do incômodo ranking, o Corinthians.



Para efeito de comparação, o Fortaleza, que também tem 364 cruzamento no campeonato — assim como o Bragantino —, errou 'só' 77,20% de seus cruzamentos, ocupando a 13ª posição na lista de times com o pior aproveitamento.

Também pelo volume, o Verdão é o time que mais acertou lançamentos para a área no Brasileiro: 88, média de 5.87 por partida. O problema, novamente, é a porcentagem: somente 21,78%.

Grêmio, Athletico-PR, Botafogo, América-MG, Coritiba, Vasco, São Paulo, Fortaleza, Goiás, Fluminense e Santos estão à frente do Palmeiras em aproveitamento, por exemplo.

Conteúdo Patrocinado