Futebol

Palmeiras arranca empate heroico, mas Peixe vai à final nos pênaltis

Do correspondente Tiago Salazar - Santos , SP
24/04/2016 18:29:51 — 24/04/2016 20:05:48

Em: Campeonato Paulista, Futebol, Notícias, Palmeiras, Santos
Gabriel marcou os dois gols do Peixe no tempo normal (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)
Gabriel marcou os dois gols do Peixe no tempo normal (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)

Com a Vila Belmiro 100% alvinegra e com recorde de público e renda, já que a torcida palmeirense não pôde incentivar seu time na semifinal deste domingo por causa da nova norma imposta pela Secretaria de Segurança do Estado, o Santos chegou a sua oitava final de Campeonato Paulista de forma consecutiva ao eliminar o Palmeiras.

Assim como nas decisões do Estadual e da Copa do Brasil em 2015, o confronto entre os dois rivais novamente foi definido nos pênaltis, depois de um empate por 2 a 2 no tempo normal. Lucas Lima desperdiçou, mas o Verdão viu Barrios, Rafael Marques e o goleiro Fernando Prass errarem suas cobranças.

Gabriel foi o nome do jogo para o Peixe com dois gols, um em cada tempo, mas Lucas Lima também se destacou com uma grande partida, participando das jogadas dos dois gols. Ricardo Oliveira, sempre alvo de muita provocação, pouco apareceu. Por outro lado, o time de Cuca pagou caro pelas desatenções de Matheus Sales no clássico e pela má partida do volante Gabriel. Rafael Marques, no entanto, entrou no fim para marcar duas vezes em dois minutos e decretar o empate no tempo normal de forma heroica.

Agora, o Peixe encara o Osasco Audax, que também eliminou o Corinthians nos pênaltis, na grande final. Diferente das fases anteriores, o campeão será definido em duas partidas. O time do presidente Vampeta tem o mando no próximo domingo e o segundo jogo acontecerá no fim se semana seguinte, na Vila Belmiro, a não ser que a diretoria queira transferir o jogo para outra praça, como o Pacaembu.

Com a derrota, o Palmeiras ficará pelo menos 20 dias sem entrar campo, já que sua próxima partida está marcada apenas para o dia 15 de maio, um domingo, contra o Atlético-PR, no Palestra Itália, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Enquanto isso, antes de iniciar a briga pelo título Paulista, a equipe de Dorival Júnior recebe o Santos-AP, na quinta-feira, pelo segundo jogo da primeira fase da Copa do Brasil.

Mais vídeos em videos.gazetaesportiva.com

Peixe pressiona e sai na frente
Com toda a Vila Belmiro a seu favor, o Santos iniciou o clássico como se esperava, partindo para cima e ditando o ritmo do jogo. O Palmeiras demorou para acertar a marcação de seus meio-campistas e, por isso, sofreu muita pressão até os 30 minutos.

E logo na primeira jogada de perigo teve polêmica. Vitor Bueno pegou sobra na entrada da área e encheu o pé. A bola explodiu no braço de Roger Guedes, mas o árbitro entendeu como lance involuntário pelo braço do jogador estar colado ao corpo e nada marcou, apesar de muita reclamação dos santistas.

Aos 9 minutos, Lucas Lima cobrou falta venenosa, rasteira, e Fernando Prass espalmou no susto. Dois minutos depois, Gabriel ficou em ótimas condições, de novo nas costas de Egídio, mas preferiu chutar a tocar para Vitor Bueno ou Ricardo Oliveira, que estavam livres, e desperdiçou outra chance.

Em seguida, nova polêmica. Lucas Lima entrou na área e cruzou. Fernando Prass cortou, mas a bola ficou viva. Gustavo Henrique cabeceou para o gol, mas Thiago Martins salvou. Na jogada, porém, Vitor Hugo acertou um chute na cabeça do zagueiro do Peixe, que foi a nocaute. Outro pênalti muito questionado pelos mandantes e não marcado pelo árbitro Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza.

Logo depois de Fernando Prass defender outra finalização do camisa 20 do Santos, o palmeiras chegou pela primeira vez com um chute fraco, defendido sem dificuldades por Vanderlei aos 25 minutos. Foi o último lance de destaque antes da parada para hidratação dos atletas devido a alta temperatura na Baixada.

No retorno, o Verdão, mesmo sem o apoio de sua torcida na Vila Belmiro, assustou. Roger Guedes fez fila. Passou por Zeca, Thiago Maia e Gustavo Henrique antes de chutar forte, no meio do gol, para grande defesa de Vanderlei. Mas, quando o Palmeiras parecia equilibrar o jogo, Matheus Sales cochilou e perdeu a bola no meio de campo. Lucas Lima arrancou com ela e enfiou para Gabriel, na direita. O camisa 10 limpou a jogada duas vezes, tirando Egídio e Vitor Hugo do lance, antes de finalizar no canto rasteiro de Fernando Prass para abrir o placar e dar a vantagem ao Santos antes do intervalo.

Lucas Lima e Roger Guedes lideraram suas equipes ontem (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)
Lucas Lima e Roger Guedes lideraram suas equipes ontem (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)

Palmeiras cala a Vila
Precisando de pelo menos um gol para levar a definição da vaga na final aos pênaltis, o Palmeiras voltou buscando mais o ataque. Em boa trama entre Alecsandro e Roger Guedes, a bola foi cruzada pelo chão, com perigo, e David Braz cortou providencialmente, já dentro da pequena área. Dois minutos depois, Gabriel ficou de frente para o gol e, apesar da distância, Gabriel Jesus arriscou. Vanderlei pegou em dois tempos.

O Santos, aos poucos, foi ganhando campo e equilibrando as ações. Liderado por um inspirado Lucas Lima, o Peixe avançou a marcação e empurrou o Palmeiras para dentro de seu campo. Cuca então agiu. Sacou Robinho e Alecsandro para colocar Claiton Xavier e Rafael Marques.

E sem qualquer interferência das substituições, o Palmeiras lamentou logo em seguida, aos 16 minutos, uma chance incrível de gol desperdiçada por Gabriel Jesus. O jovem atacante roubou a bola de David Braz e partiu sozinho em direção ao gol. Na hora de finalizar, foi traído pelo quique da bola e isolou, para alívio dos santistas.

O lance deixou a Vila Belmiro apreensiva e mais silenciosa. O time alvinegro pareceu ter sentido o momento também e já não conseguia mais manter o ritmo, com o Palmeiras, por outro lado, cada vez mais audacioso em busca do gol de empate.

E novamente quando alviverde parecia melhor em campo, o Santos foi às redes. Já sem a mesma intensidade, o Peixe voltou a aproveitar uma vacilo de Matheus Sales para tomar a bola e partir para o contra-ataque. Zeca infiltrou na área pela esquerda, recebeu de Lucas Lima e deixou o volante palmeirense Gabriel no chão antes de rolar para o outro Gabriel, seu companheiro, que bateu de primeira e ampliou a vantagem do Santos: 2 a 0.

Partindo para o tudo ou nada, Cuca mandou Lucas Barrios para o jogo na vaga de Gabriel Jesus. Dorival então sacou Thiago Maia e Gabriel, muito aplaudido, para colocar Léo Cittadini e Alison. A esta altura, o Santos já administrava o resultado diante de um Palmeiras nitidamente cansado e sem forças para reagir.

E quando a torcida santista já alternava entre gritos de “eliminado” e “olé”, Rafael Marques brilhou de forma inesperada. Primeiro, aos 42, venceu divida com os zagueiros adversários e bateu para o gol para descontar e colocar fogo no jogo. No lance seguinte, um minuto depois, subiu mais alto que a zaga alvinegra para aproveitar cruzamento de Claiton Xavier e empatar o clássico.

Nos minutos finais, até os acréscimos, o Palmeiras seguiu martelando em busca de uma virada heroica. O Santos sentiu o golpe, tanto dentro quanto fora de campo, nas arquibancadas. Mas, de forma emocionante, o jogo foi encerrado com o empate por 2 a 2 e pela terceira vez seguida uma decisão entre os dois rivais teve de ser decidida nos pênaltis.

Vanderlei pegou as cobranças de pênaltis de Barrios e Rafael Marques (Foto: Divulgação)
Vanderlei pegou as cobranças de pênaltis de Barrios e Rafael Marques (Foto: Divulgação)

Na cal
O Palmeiras começou batendo com Claiton Xavier, que marcou com segurança. Na sequência, Lucas Lima parou em Fernando Prass. Mas Barrios também perdeu, em boa defesa de Vanderlei, que encaixou. David Braz, Jean e Zeca converteram os seus, até Vanderlei pegar o de Rafael Marques. Ai, Victor Ferraz marcou o seu e Fernando Prass acabou como vilão ao isolar a sua cobrança.

Assim, o Palmeiras voltou a cair diante do Santos em cobrança de pênaltis na Vila Belmiro, assim como no Paulistão do ano passado. Enquanto isso, o Peixe vai para sua oitava final seguida de Estadual.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 2 (3) X (2) 2 PALMEIRAS

Local: Estádio da Vila Belmiro, em Santos
Data: 24 de abril de 2016, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza
Assistentes: Anderson Jose de Moraes Coelho e Alex Ang Ribeiro

Cartões amarelos: SANTOS Elano, Gabriel. PALMEIRAS: Egídio, Alecsandro, Gabriel, Thiago Martins, Matheus Sales.
Cartão vermelho: PALMEIRAS: Cuca.
Renda: R$ 688.235,00.
Público: 13.690 pagantes.

GOLS:
SANTOS: Gabriel, aos 39 minutos do 1T e aos 28 minutos do 2T.
PALMEIRAS: Rafael Marques, aos 42 e aos 43 minutos do 2T.

PÊNALTIS:
SANTOS: Converteram: David Braz, Zeca, Victor Ferraz. Desperdiçou:Lucas Lima.
PALMEIRAS: Converteram: Claiton Xavier, Jean. Desperdiçaram: Lucas Barrios, Rafael Marques e Fernando Prass.

SANTOS: Santos: Vanderlei, Victor Ferraz, Gustavo Henrique, David Braz e Zeca; Renato, Thiago Maia (Léo Cittadini), Vitor Bueno (Paulinho) e Lucas Lima; Gabriel (Alison) e Ricardo Oliveira.
Técnico: Dorival Júnior.

PALMEIRAS: Fernando Prass; Jean, Thiago Martins, Vitor Hugo e Egídio; Gabriel, Matheus Sales e Robinho (Claiton Xavier); Roger Guedes, Gabriel Jesus (Lucas Barrios) e Alecsandro (Rafael Marques).
Técnico: Cuca.




  • Alegrão de Souza (Matemático)

    Kkkkkkkkk, correu Prass bateu… PRASS FORA kkkkkkkkk, Ão, ão, aõ eliminado na liberta e tb no paulistão kkkkkkkkkkk. 9 anos sem paulistinha kkkkkkk, eterna piada kkkkkkkk. Um mês sem jogar kkkkkkkkk. A piada imortal kkkkkkk. Chupa p0rcada imhunda, o santos colocou na sua bhunda kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Jmqrz

      Ganhamos a Copa do Brasil. O santo so se classificou para a final….. nao canta de galo ainda.

      • Alegrão de Souza (Matemático)

        Vc tem razão, não se pode festejar antes, igual a vcs ontem, engole o choro, vcs ganharam a copa do Brasil e nós o Brasileiro, acho que tem uma grande diferença… Chupa

        • evangelista william sergio

          prA vAriAr cOmO SiEmprE no ApiTAO prA LÁ de AmigAO

          • Alegrão de Souza (Matemático)

            Oi 12 de oruro, tirou o sutiã e colocou o espartilho? Kkkkk. Total flex kkkkkkkkkkk, de dia é peppa de sutiã a noite é bambina de lingerie, ah essas meninas viu? Kkkkkkkk

  • Rodrigo Vieira

    Eu falei ontem que ia dar Santos e Audax na final quando eu falo acontece só não consigo acertar os números da loto mania ainda mais quem sabe um dia bom o importante é que o Santos esta na final e se o Time do Vampeta sair jogando de trás tocando bola como fez durante todo o campeonato os jogadores rápidos de frente do peixe vão fazer um gol atrás do outro vai ser uma goleada história em Osasco ou no Pacaembu no primeiro jogo e na Villa Famosa é só administra a vantagem dale dale Santos dale dale Santos CHUPA PORCO ROSA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

    • Coringa santista

      O santos precisa arrumar essa zaga, e apos a final, trocar a comissao tecnica. Esse Dorival Jr `e muito fraco.

    • maruko_da_vila

      no jogo contra o audax estavamos desfalcados e ganhamos, agora estamos um pouco melhor, mas…cada jogo é um jogo.

  • JArnaldo Nunes

    Orca mata porco atrevido com requintes de crueldade, primeiro machucou seriamente o suíno depois deixou ele ir até a areia, o leitão acreditou que ia escapa rezando por um milagre, mas não existe santo que salva… e o pseudo santo faio…. o porquinho morreu e a Orca se divertiu.
    Audax estava na torcida pelo porco agora está muito preocupado…

    • Jmqrz

      Se cagaram todo quando o verdao empatou…ai o apito amigo resolveu agir…. preparador de goleiros do Santos pode entra em campo o nosso nao, o time cai cai simulou faltas mas o apito amigo deu 7 cartoes amarelos para o verdao e 1 para o Santos. Juiz em final de carreira tinha que ganhar uma esmola de aponsentadoria

      • maruko_da_vila

        xora porko

  • Fabrício Mota Ribeiro

    O time que mais simula falta na galaxia venceu a Maria da Penha sem lei kkkkkkkkkk agora a final do interior ta completa .. se for na bola o time maior vence ou seja Audax kkkk mas como ja vimos desde a pré história os pulos vão entrar em cena … haja canguro kkkkkkkkkkk

    • Coringa santista

      O senhor, torcedor do CUrinthians, equipe essa que sempre recebe generosa ajuda do trio de arbitragem vindo aqui falar isso ??? O senhor deveria ter vergonha, um pouquinho de vergonha nao faz mal a ninguem.

      • Fabrício Mota Ribeiro

        vergonha de que .. ??? concordo com vc Corinthians Santos São Paulo Palmeiras Flamengo Real Madrid Barcelona é top nisso Bayern .. times que chamam atenção da mídia são protegidos sim mas eu teria vergonha de não admitir que meu time cai mais que gotas de chuva … nem Newton explica a física que puxa pro chão jogadores brasileiros mas em fim o povão adora então vamo cair que converte em vitória …

        • Santiago Rodriguez

          É VERO…! CONCORDO EM GÊNERO, NUMERO E GRAU…

          • Carlos Martins

            Tá parecendo o Amauri Jr., pare de escrever idiotisse, GÊNERO de que? NÚMERO de que? GRAU de que?

    • MESTRE DOS MAGOS

      Eliminadooooooooooooooooooooooooo, fica quieto. So fala besteira. Parece bebado falando de politica.

      • Fabrício Mota Ribeiro

        vc é tão criativo que cria 2 3 4 fakes de vergonha de por a cara e falar borracha huauhauhauh mas leva na zuera pq futebol brasileiro é marketing .. ficar bravo não da lucro kkk

        • MESTRE DOS MAGOS

          Deixa de ser chucro mane, ja nao basta seus comentarios sem cabeca, tronco e membros ???
          Tenho um unico perfil ( MESTRE DOS MAGOS) porque sou uma pessoa e nao um grupo de pessoas. Entro com nome ficticio porque nao quero expor meu nome em meios virtuais, porem reeintero, tenho apenas um perfil. Se orienta maneeeeeeeee, preocupe-se com seu timeco, e com os “craques” que sao revelados/ e ou comprados pra jogar la. Passar bem.

    • evangelista william sergio

      mOmOTA gaYvota 100 T nAdA ATé 2012 e sEm TETO ATé 14 dUrAnTE o jEjUm de 23 AnOs (54 a 77) TOmArAm na bu-na-da do SAnTOs de PELÉ & CiA LTDA pOr LOngOs 11 AnOs um AnO SiM o OUTrO TAmbiÉn (57 a 68) fOrAm 22 jOgOs 16 ViTÓriAs do pEixE e 6 EmpATEs de qUEbrA o REI fAzEU 50 gOLs no CORI (RECORDE) 48 cOm a cAmisOLA do sAnTOs e 2 cOm a da sELEçAO BRA 5 x 0 CORI em 1958

  • MR54

    Empate heroico??? time ridículo ficou o tempo todo na retranca, o palmeiras, tem pernas curtas igual MENTIRA, com o empate, conseguiu esticar esticar um pouco as pernas !!

  • Jmqrz

    cair para time grande e diferente. Palmeiras foi prejudicado em tudo comecando pela cagada da torcida Mancha. Paciencia.

    • Darcio

      Tem razão AGUA SANTA é GIGANTE

      • Jmqrz

        Melhor que o Tolima e Guarany do Paraguay….babaca

        • BJ

          Água Santa já disputou a Libertadores??? Menos por favor engole o choro

  • MR54

    Dorival vacilou quase perdeu pro MENTIRA, substituiu mal, pensou que o jogo já estava acabado!!! e o peixe também.

    • Ossama

      Esse burrival não é treinador de time grande, no máximo ele serve para fazer sair da latrina, mas depois fica sempre ali perto. Na hora de decidir, só faz cagadas, com o no ano passado, que custou, além da Libertadores e da Copa do Brasil, muitos milhões de reais de prejuízo. Já tinha que ter levado um pé na bunda ali. E podem ter certeza que fará cagadas contra o Audax.

      • Carlos Martins

        O Dorival não tem culpa, quem falhou foi o David Braz e o Gustavo Henrique, nas duas jogadas.

  • Darcio

    Sempre esperando milagre para passar mas desta vez o santo não fez milagre e se F——–

  • Darcio

    Só passa no milagre mesmo

  • PauloFini

    É…o Cuca tem estrela…reparem que os 2 gols do Palmeiras, tiveram as participações dos 3 “reservas” que entraram quando o jogo jé estava 2×0…no 1º, Barriios dominou e passou para o Rafael marcar….no 2º, CX10 cruzou e o mesmo Rafael marcou de cabeça.

    • Darcio

      Então ele queria perder ?? Porque não colocou pra começar jogando? não confundir SORTE com capacidade

  • PauloFini

    Já pensando no Brasileirão….temos que contratar mais um zagueiro, trazer de volta o LE Matheus Muller, que estava emprestado ao São Bento, e o Juninho, emprestado ao Audax , caso não consigamos contratar um meia de qualidade….só isso. Agora, podemos emprestar ou trocar uns 7 a 8 jogadores do atual elenco que não estão tendo chances…casos de Natan, Vitor Luiz, L.Almeida e mais alguns titulares…tipo o Egidio!!

  • Darcio

    CADÊ O SANTO??? Milagre ou khda??????? KKKKkkkkkkkkkkkkKKKkk

  • Darcio

    Agora só resta a libertadores

  • Janderson Linhares Cunha

    Porcos on vacation

  • Janderson Linhares Cunha

    Time de rico, só que deve para o presidente. Tem estádio mas não manda. Tem um monte de jogadores mas, não tem um time. Já está de ferias. Quem é?

    • maruko_da_vila

      volante de navio

  • MR54

    …quem com porcos anda , farelos come !!! xiiiiiiiiiiiiiii

  • MR54

    quem calou a vila foi Dorival, substituiu mal e tenta explicar..” tirei o Pele e coloquei o Geraldão ..” sabe como é né!!! NÃO SEI !!

  • kraudie

    Bate no peito e diz: “fui campeão de um titulo nacional na ultima temporada”. Não deu né? Eternos paulistinhas, não passa disso… Fazer oq? Festa no asilo…

×
Quer receber notícias do Palmeiras?