Palmeiras apresenta Centro de Excelência na Academia de Futebol - Gazeta Esportiva
Palmeiras apresenta Centro de Excelência na Academia de Futebol

Palmeiras apresenta Centro de Excelência na Academia de Futebol

Gazeta Esportiva

Por Camila Del Manto Bomtempo*

06/04/2017 às 18:05 • Atualizado: 10/04/2017 às 15:45

São Paulo, SP

Nesta quinta-feira, o Palmeiras apresentou o Centro de Excelência, localizado na Academia de Futebol, e que reúne inúmeros itens de infraestrutura, que colocam o Verdão como uma referência em centros de treinamento no Brasil e no mundo. A apresentação oficial foi realizada pelo diretor executivo de futebol do clube, Alexandre Mattos, e pelo gerente de futebol Cícero Souza.

A nova estrutura foi construída no antigo ginásio localizado no CT da Barra Funda e demorou aproximadamente um ano e meio para ficar pronta. Segundo Alexandre Mattos, a obra custou entre 17 e 18 milhões de reais, sendo grande parte financiada pelo ex-presidente Paulo Nobre. Um fundo de investimento da Brahma e a Crefisa, atual patrocinadora do time, também contribuíram.





O Centro de Excelência do Palmeiras conta com parte científica, administrativa, piscinas, academia, restaurante, 44 apartamentos, sala de reuniões, de jogos, auditório, entre outras características. Logo na recepção tem uma homenagem ao capital Adalberto Mendes, importante jogador da equipe de Palestra Itália, que conseguiu uma grande vitória contra o rival São Paulo em 1942. O evento é conhecido como "Arrancada Heroica"

No parte administrativa do Centro de Excelência, três salas para reuniões externas foram nomeadas com títulos importantes conquistados durante a história do time. Assim, há a sala Mercosul, a Libertadores e a Mundial. No departamento administrativo, a sala um pertence ao diretor executivo Alexandre Mattos. O segundo ambiente é destinado às reuniões internas, enquanto o terceiro é do gerente de futebol Cícero Souza.

A área científica, por sua vez, conta com inúmeras salas especializadas, como de oftalmologia, podologia, estética, nutrição, imagem, consultório médico, enfermaria, fisiologia. Esta, inclusive, os atletas conhecem bastante, já que todos passam por lá antes de qualquer treino.

Cada uma das piscinas tem uma função. Há uma com equipamentos dentro, na qual todo o elenco realizada atividade. Há ainda o tanque frio, com temperatura de 5ºC. Além delas, o ambiente é composto de uma sauna, um ofuro e uma hidro controlada por um painel, que os jogadores escolherem onde querem receber massagens.

A parte da academia é composta por aparelhos de ginástica, de musculação e uma quadra para fazer atividades funcionais. O local possui sonorização, audiovisual e climatização. A sala de fisioterapia é bem equipada, e o refeitório é divido em duas partes: a copa, para lanches rápidos, e o restaurante, para refeições, além de contar com cozinha industrial.

No segundo andar ficam localizados os 44 apartamentos, sendo 34 deles individuais. Há três alas de quartos, e as paredes direitas dos corredores fazem referência ao antigo Palestra Itália, enquanto as esquerdas são dedicadas ao Palmeiras. Cada acomodação conta com serviço de hotelaria, climatização e TV por assinatura.

No terceiro andar fica a sala de jogos, que conta com mesas de pôquer, pebolim, sinuca, aero hóquei, tênis de mesa, além de uma sala de vídeo com sofás e telão. Por fim, há a sala de preleção, na qual o técnico Eduardo Baptista conversa com os atletas antes de cada partida do Verdão.


*Especial para a Gazeta Esportiva

Conteúdo Patrocinado