Luxa relembra preleção da final do Paulista de 2008 com faixas de campeão - Gazeta Esportiva
Luxa relembra preleção da final do Paulista de 2008 com faixas de campeão

Luxa relembra preleção da final do Paulista de 2008 com faixas de campeão

Gazeta Esportiva

Por Redação

21/05/2020 às 19:30

São Paulo, SP

Comandado por Luxemburgo, o Palmeiras conquistou o Campeonato Paulista de 2008 (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)


Muitos profissionais do futebol preferem não comemorar a vitória antes do apito final. No entanto, o técnico Vanderlei Luxemburgo seguiu uma lógica diferente antes da decisão do Campeonato Paulista de 2008, entre Palmeiras e Ponte Preta. Na preleção, o treinador distribuiu faixas de campeão e camisetas comemorativas aos jogadores como forma de incentivá-los.

Em entrevista ao canal oficial do Verdão, Luxa relembrou o episódio. No final, o time alviverde saiu com o título ao vencer por 5 a 0 no antigo Palestra Itália, com gols de Ricardo Conceição (contra), Alex Mineiro (3) e Valdivia. A partida de ida havia terminado com triunfo palmeirense por 1 a 0, com tento marcado por Kleber Gladiador.

"Eu perguntei para os jogadores: 'vocês têm dúvida que nós vamos ganhar o campeonato? Eu não tenho. Eu entrego a faixa de campeão para cada um de vocês. Eu não tenho dúvida de que vamos ganhar o campeonato, que vamos sair daqui campeões. Vocês têm que acreditar nisso aqui porque eu estou dando a faixa para vocês, antecipando que nós vamos ganhar'", declarou o comandante.


Luxemburgo ainda contou que o mais emocionado com o discurso foi o goleiro Marcos, que vinha sofrendo com lesões nas temporadas anteriores. A conquista do Paulistão foi a última do arqueiro, que se aposentou dos gramados em 2012, com a camisa do Palmeiras.

"Entra no emocional do Marcos muito forte. Ele recebe aquela mensagem minha muito forte e transmite para os jogadores. O Marcos também vinha de derrotas, não pela qualidade dele, mas por desconfiança. Ele estava na reserva do Diego Cavalieri, não vinha jogando. Para ele também foi uma possibilidade diferente e ele me ajudou na palestra", explicou o treinador.



Luxa também explicou o costume de sair do campo antes do término das partidas, afirmando que tem o intuito de valorizar os jogadores.

"A imprensa, por característica, vai muito no treinador, como se ele fosse a peça mais importante dentro de uma conquista de campeonato. As peças mais importantes são os jogadores. Então, quando você fica ali, a imprensa vai toda em cima de você e não nos jogadores que estão comemorando dentro de campo. Eu criei isso como estratégia de valorizar quem realmente conquista. Nós (técnicos) somos importantes 70% aqui, na trabalho, na preparação. Os jogadores são 70% importantes no jogo, na conquista", completou.

Conteúdo Patrocinado