Há dez anos, Palmeiras vencia o Ajax de Eriksen no Pacaembu

São Paulo, SP

14-01-2022 12:23:38

Há dez anos, um dos amistosos mais inusitados da história recente do futebol brasileiro foi realizado no Pacaembu. No dia 14 de janeiro de 2012, o Palmeiras venceu o Ajax por 1 a 0, com gol de Pedro Carmona.

25 mil torcedores alviverdes acompanharam o confronto internacional no estádio municipal. A partida foi antecedida pela "Procissão de São Marcos", em que mais de cinco mil palmeirenses caminharam da Rua Turiassu até o Pacaembu, homenageando o goleiro recém-aposentado, que esteve nas tribunas para assistir ao jogo.

O time do Ajax tinha atletas que viriam a brilhar no mais alto nível europeu, como os zagueiros Daley Blind, Jan Vertonghen
e Toby Alderweireld, além do meia Christian Eriksen.


Comandado por Luiz Felipe Scolari, o Palmeiras teve: Deola; Cicinho, Leandro Amaro, Henrique e Juninho; Márcio Araújo, Marcos Assunção, Tinga e Valdivia; Luan e Ricardo Bueno. Maurício Ramos, Gerley, Chico, Maikon Leite, Pedro Carmona e Fernandão entraram em campo no decorrer do jogo.

O único gol da partida saiu aos 48 minutos do segundo tempo. O atacante Luan desceu pela ponta esquerda e cruzou na segunda trave para o meia Pedro Carmona, que testou firme e superou o goleiro Cillessen.

O ano de 2012 foi de muitas emoções para o torcedor palmeirense, positivas e negativas. Em julho, o Verdão superou o Coritiba na final da Copa do Brasil e conquistou o título. Meses depois, no entanto, o time alviverde foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro.

Deixe seu comentário