Chileno da base tem torcida de Valdivia e vem de clã de boleiros - Gazeta Esportiva
Chileno da base tem torcida de Valdivia e vem de clã de boleiros

Chileno da base tem torcida de Valdivia e vem de clã de boleiros

Gazeta Esportiva

Por Bruno Ceccon

18/08/2015 às 09:00 • Atualizado: 17/09/2015 às 22:08

São Paulo, SP

Chileno Arancibia tem 18 anos e treina na base do Palmerias. (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)
O meia chileno Francisco Arancibia tem 18 anos e treina na base do Palmeiras. (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)


Francisco Andrés Arancibia Silva é representante de um clã de jogadores de futebol. O meia chileno de 18 anos atualmente defende o time sub-20 do Palmeiras e conta com a torcida do compatriota Jorge Valdivia, agora ex-atleta do clube, para alcançar a equipe principal.

Considerado uma promessa no Chile, Arancibia chegou a treinar no Internacional e foi cobiçado pelo Corinthians, mas acabou contratado pelo Palmeiras no último mês de abril. Leopoldo, pai do garoto, e os tios Franz, Eduardo e Roque jogaram profissionalmente.

Formado nas categorias de base do O'Higgins, Arancibia, convocado para as seleções inferiores do Chile, foi emprestado ao Palmeiras até junho de 2016, com opção de compra ao fim do contrato. A Gazeta Esportiva tentou entrevistar o jovem, mas o clube preferiu resguardá-lo.

Francisco Arancibia estreou pelo Palmeiras no Campeonato Paulista sub-20 e chegou a treinar com a equipe principal na Academia de Futebol. Valdivia, amigo de um dos tios do jovem compatriota, elogiou o garoto e disse torcer por seu sucesso rumo ao time profissional.

“É um bom jogador. Acredito que vai precisar mudar a visão do que significa atuar no Brasil, como eu também mudei. Aqui, apesar de às vezes você sobrar em campo pela qualidade, precisa de uma preparação física muito boa. Espero que dê certo, porque é chileno e está em uma instituição que gosto muito”, disse, em recente entrevista à ESPN Brasil.

O técnico Jorge Sampaoli costuma usar um time de jovens nos treinamentos da seleção principal. Arancibia teve contato com Valdivia durante a preparação do Chile para os amistosos contra Irã e Brasil, disputados em março, e chegou a visitar a casa do compatriota em São Paulo.

Canhoto, o jovem de 18 anos, ex-camisa 10 do O’Higgins, considera a transferência para o Palmeiras como um grande passo na carreira. Em entrevista ao canal oficial do clube brasileiro, veiculada em maio, ele manifestou o sonho de fazer carreira na agremiação.

Arancibia tem passagem pelas seleções de base do Chile
Francisco Arancibia tem passagem pelas seleções de base do Chile


“Quero chegar à equipe principal do Palmeiras e tratar de ser um jogador importante para então me consagrar aqui ou na Europa”, afirmou o jovem, admirador do camisa 10 da seleção chilena. “Conheço o Valdivia desde pequeno. É amigo da minha família e um grande jogador. Aprendo muito quando o vejo jogar”, acrescentou.

Em suas atribuladas passagens pelo Palmeiras, Valdivia, contratado pelo Al Wahda, dos Emirados Árabes, conquistou o Campeonato Paulista 2008, a Copa do Brasil 2012 e a Série B do Campeonato Brasileiro 2013. Ele é o estrangeiro que mais venceu pelo clube (122) e o segundo em número de jogos (241), atrás do paraguaio Arce (243).

Conteúdo Patrocinado