Análise: Palmeiras "sofre" no fim, mas domínio sobre a Ferroviária prevalece em vitória no Paulista - Gazeta Esportiva
Análise: Palmeiras "sofre" no fim, mas domínio sobre a Ferroviária prevalece em vitória no Paulista

Análise: Palmeiras "sofre" no fim, mas domínio sobre a Ferroviária prevalece em vitória no Paulista

Gazeta Esportiva

Por Redação

27/02/2023 às 05:00 • Atualizado: 27/02/2023 às 09:01

São Paulo, SP

Por: Victória Romanelli

Neste domingo, o Palmeiras manteve o bom aproveitamento no Campeonato Paulista e venceu a Ferroviária, por 2 a 1, no Allianz Parque, em duelo valido pela 11ª rodada. Gabriel Menino e Raphael Veiga fizeram os gols da vitória.

Lidando com uma equipe que chegou fechada na defesa ao Allianz Parque, o Palmeiras tratou de logo no início pressionar a saída de bola da Ferroviária, sem deixar o adversário avançar. A equipe da casa foi melhor nos minutos iniciais e teve chance de abrir o placar logo no primeiro minuto de jogo, mas viu Saulo fazer boas defesas.

Endrick quase fez seu primeiro gol em 2023 no primeiro minuto de jogo depois de bom passe de Gabriel Menino. Aos poucos, a equipe de Abel Ferreira diminuiu o ritmo e viu o time de Araraquara aproveitar contra-ataques para chegar a seu campo de ataque. Para isso, Ferroviária aproveitou alguns erros nas jogadas ofensivas do Palmeiras para incomodar Weverton. No entanto, o goleiro mal trabalhou na etapa inicial, já que o adversário não levou tanto perigo.

Apesar da falta de criatividade observada na etapa inicial, o Palmeiras foi dominante. A forma encontrada para criar chances perigosas foi apostando nas bolas longas, lançando Dudu e Endrick no ataque. Dudu, jogando tanto pela direita quanto pela esquerda, participou de boas jogadas. Raphael Veiga foi peça importante e conseguiu boas inversões e cruzamentos.

Inclusive foi em um de seus cruzamentos que o Palmeiras saiu na frente, aos 41 minutos do primeiro tempo. O meia encontrou Gabriel Menino, na área, e o jogador subiu sozinho para colocar os mandantes em vantagem.




Endrick fez bom jogo, taticamente, e apareceu nas jogadas perigosas do Palmeiras. No entanto, o jogador ainda aparentou "ansioso" para conseguir marcar. Além da chance no primeiro tempo, no início do tempo final, ele recebeu sozinho e acabou excedendo na força e mandou para fora.

Com a vantagem no placar, o Palmeiras voltou ao segundo tempo sabendo cadenciar o jogo e conseguiu dominar praticamente todo os 45 minutos finais. Contudo, a presença no ataque diminuiu. Foi dos pés de Raphael Veiga - eleito craque do jogo - que saiu o segundo gol.

O meia recebeu bom passe de Marcos Rocha e de fora da área mandou para o gol de Saulo. O jogador ainda contou com um desvio na zaga da Ferroviária antes de ver a bola morrer no fundo da rede. A vantagem no placar deu a carta para Abel Ferreira rodar o elenco. Os escolhidos foram Breno Lopes, Flaco López, Giovani, Jailson e Mayke.

Giovani, mais um jovem que ganha espaço na equipe do português, protagonizou boas jogadas após sua entrada. Também jogando pelos lados, o atacante conseguiu driblar a marcação da Ferroviária e criar chances de gol, que foram salvas pelo goleiro adversário.

Contudo, já nos acréscimos, um vacilo na defesa deu a chance da Ferroviária diminuir o placar. Matheus Lucas, de cabeça, sozinho, fez o gol do adversário. Antes da partida terminar, a equipe de Araraquara teve mais uma chegada importante, mas o Alviverde segurou o resultado.

Esse foi o primeiro gol tomado do Palmeiras dentro do Allianz Parque, no Campeonato Paulista. Em entrevista concedida após a partida, o técnico Abel Ferreira reconheceu que a equipe se desconcentrou nessa reta final, o que tem que ser trabalhado para fases futuras que são mata-mata.

Faltando apenas uma rodada para o fim do Paulista, o Palmeiras ainda busca se consolidar na liderança geral e do grupo D. Com 27 pontos a equipe briga com o São Bernardo, que tem 26. O próximo compromisso da equipe é contra o Guarani, em Campinas, no próximo domingo, às 16 horas (de Brasília).

Conteúdo Patrocinado