Análise: Letal na pressão, Palmeiras segue cartilha de Abel e avança à final - Gazeta Esportiva
Análise: Letal na pressão, Palmeiras segue cartilha de Abel e avança à final

Análise: Letal na pressão, Palmeiras segue cartilha de Abel e avança à final

Gazeta Esportiva

Por Redação

09/02/2022 às 07:00

São Paulo, SP

Por Pedro Nascimento

O Palmeiras deu um importante passo na caminhada em busca do sonho da conquista do Mundial de Clubes da Fifa. A vitória por 2 a 0 sobre o Al Ahly, nesta terça-feira, reforça o que já vem sendo observado desde o final da última temporada: os princípios do modelo de jogo de Abel Ferreira estão cada vez mais intrínsecos aos jogadores do Verdão.

O cenário encontrado pelo Palestra foi desafiador. Afinal, o time egípcio se defendeu em um bloco baixo, com uma linha de cinco defensores. Sem um centroavante capaz de se impor fisicamente e empurrar a retaguarda adversária para trás, o time alviverde teve dificuldade para encontrar espaços nos primeiros 30 minutos.

Sem a bola, o Palmeiras apresentou a sua característica pressão contra adversários de qualidade técnica inferior. Danilo e Zé Rafael, principalmente, ficaram responsáveis pelo encaixe nos volantes do Al Ahly, forçando o adversário a dar lançamentos, controlados pela dupla de zaga.

Sempre que fala sobre as dinâmicas ofensivas e defensivas de sua equipe, Abel destaca a importância de estar constantemente atento à possibilidade da perda ou recuperação da bola. As transições são fundamentais para o modelo proposto pelo treinador, e foi dessa forma que o Palmeiras venceu os egípcios.




Aos 38 minutos, Zé Rafael recuperou a posse de bola próximo à linha lateral esquerda. Com poucos toques na bola e de forma bastante vertical, Raphael Veiga já estava na cara do goleiro para finalizar e colocar o Verdão na frente do placar. Além de Dudu, que deu brilhante assistência, vale o destaque para Danilo, que já dominou orientando para sua próxima ação, encontrando o camisa 7 por dentro.

O segundo gol do Palmeiras na partida teve origem semelhante, com Zé Rafael sendo novamente fundamental. O Al Ahly buscava avançar pela direita, quando o camisa 8 colocou o corpo à frente, tirou o adversário da disputa e permitiu que Piquerez ficasse com a bola. A partir de então, velocidade para atacar os espaços: o uruguaio acionou Rony, que tocou para Veiga. O meia deu belo passe de calcanhar para Dudu, e o atacante avançou para marcar.

O Verdão ainda não conhece o seu adversário na final do Mundial, mas o Chelsea desponta como o grande favorito. Caso o confronto seja contra os ingleses, o time de Abel encontrará um cenário em que se sente confortável. Afinal, os Blues dominarão a posse de bola, deixando espaços que podem ser aproveitados pelo veloz e vertical Palmeiras. A transição, tão importante contra o Al Ahly, poderá dar as caras de novo.

A semifinal entre Chelsea e Al Hilal, da Arábia Saudita, acontece nesta quarta-feira, às 13h30 (horário de Brasília). A grande decisão do Mundial será realizada no sábado, também às 13h30, no Estádio Mohammed Bin Zayed.

Conteúdo Patrocinado