Autoridades fazem busca na sede do Milan em investigação sobre venda do clube ao fundo RedBird - Gazeta Esportiva
Autoridades fazem busca na sede do Milan em investigação sobre venda do clube ao fundo RedBird

Autoridades fazem busca na sede do Milan em investigação sobre venda do clube ao fundo RedBird

Gazeta Esportiva

Por AFP

12/03/2024 às 20:20

São Paulo, SP

A Guarda de Finanças (em italiano Guardia di Finanza), subordinada diretamente ao ministro de Economia e das Finanças, realizou, nesta terça-feira, uma busca na sede do Milan no âmbito da investigação sobre a venda do tradicional clube do Campeonato Italiano ao fundo de investimento americano RedBird.

O clube lombardo confirmou a busca divulgada pelas agências de notícias italianas ANSA e AGI, mas especificou que não era o clube em si que estava sendo investigado, mas sim o atual diretor executivo Giorgio Furlani e seu antecessor Ivan Gazidis.

O Milan acrescentou que ambos estão sendo investigados por "comunicação incorreta" aos órgãos de controle e fiscalização na venda do clube, em 2022, e que o clube está "cooperando plenamente com as autoridades investigadoras".


A AGI informou que Furlani e Gazidis estavam sendo investigados por obstrução perante a Comissão de Fiscalização de Clubes de Futebol Profissional (COVISOC). A RedBird adquiriu o Milan do grupo americano Elliott Management, em agosto de 2022, por 1,2 bilhão de euros (cerca de R$ 6,5 bilhões na cotação atual).

O Elliott Management assumiu o controle do Milan em 2018, quando o empresário chinês Li Yonghong não conseguiu pagar um empréstimo que havia contraído quando comprou o clube da Fininvest de Silvio Berlusconi em 2017.

Em um breve comunicado enviado à agência Ansa, o fundo Elliott afirmou que todas as acusações eram "falsas" porque o grupo "Elliott não possui quaisquer ações no Milan nem qualquer controle sobre o clube".

Conforme a AFP apurou no momento da venda, o Elliott Management teria emprestado dinheiro ao RedBird Capital para que este pudesse financiar a operação.


Conteúdo Patrocinado