Manchester United na Champions: Os segredos por trás do retorno - Gazeta Esportiva - Muito além dos 90 minutos
Manchester United na Champions: Confira os segredos por trás do retorno dos Red Devils à competição

Manchester United na Champions: Confira os segredos por trás do retorno dos Red Devils à competição

Gazeta Esportiva

Por Redação

26/05/2023 às 12:19

São Paulo, SP

Maior campeão da Inglaterra, o Manchester United terminou a última Premier League fora da zona de classificação para a Liga dos Campeões e não disputou a competição nesta temporada. Com mudanças de comando e postura, os Red Devils retornaram à Champions.

Solidez defensiva


A comparação entre a atual temporada e a passada mostra a evolução defensiva da equipe. Em 2021/22, o Manchester United sofreu 57 gols no Campeonato Inglês e não sofreu gols em oito partidas. Já em 2022/23, os Red Devils foram vazados 42 vezes e o goleiro David De Gea garantiu 17 "clean sheets".

Nas 38 rodadas da Premier League anterior, o time somou 58 pontos ao conquistar 16 vitórias. Além disso, o United terminou com um saldo de gols zerado, ou seja, marcou 57 gols e levou 57. Neste atual Campeonato Inglês, a equipe vermelha de Manchester ocupa a terceira colocação após 37 jogos, com 72 pontos, 22 vitórias e um saldo positivo de 14 gols.



Troca de comando


A evolução dos números também foi acompanhada da melhora do desempenho. Uma das razões foi a troca de treinador. O alemão Ralf Rangnick deixou o Manchester United ao final da última temporada e a diretoria escolheu o holandês Erik Ten Hag para a vaga.

"Conheço a história deste grande clube e a paixão dos torcedores, e estou absolutamente determinado a desenvolver uma equipe capaz de entregar o sucesso que merece", declarou o novo comandante em seu anúncio.

Após temporadas de sucesso no Ajax, Ten Hag chegou ao Old Traford com o objetivo de mudar a cultura do vestiário e implementar seu estilo de jogo. A postura do novo treinador entrou em choque com uma das lideranças do elenco, o astro Cristiano Ronaldo.


Queda de braço com CR7


Ídolo e multicampeão pelo Manchester United, o atacante português perdeu espaço no time titular de Ten Hag. Cristiano Ronaldo fez críticas públicas contra o treinador e acabou sendo afastado.

"Ele fez de propósito. Daquela forma, me senti provocado. Todos sabem disso. Por isso não sinto respeito por ele, ele não mostrou respeito por mim", declarou Cristiano Ronaldo em novembro de 2022, após deixar o estádio antes do duelo contra o Tottenham acabar.

Em seguida, o português rescindiu seu contrato com o Manchester United e deixou o clube. A saída de Cristiano Ronaldo abriu espaço para o crescimento de outras lideranças no elenco, como Casemiro. O brasileiro foi contratado no início da temporada, após sair do Real Madrid.


Contratações de peso


Além do impacto defensivo, Casemiro também foi um destaque dos Red Devils contribuindo no ataque. O volante marcou sete gols na temporada, deu sete assistências e ajudou a equipe a conquistar a Copa da Liga Inglesa e chegar à final da Copa da Inglaterra.

O brasileiro foi uma das contratações certeiras do Manchester United sob o comando de Ten Hag. O zagueiro Lisandro Martínez, o meia Christian Eriksen e o atacante Antony chegaram ao clube nesta temporada e foram pilares do time titular.

O crescimento de alguns jogadores que já estavam no elenco também foi um dos fatores para o sucesso do United, como Luke Shaw e Marcus Rashford. O atacante inglês foi o artilheiro da equipe, com 30 gols marcados e 11 assistências.

Conteúdo Patrocinado