Touré fala em quebrar o "mito Guardiola" e acusa treinador de racismo - Gazeta Esportiva
Touré fala em quebrar o "mito Guardiola" e acusa treinador de racismo

Touré fala em quebrar o "mito Guardiola" e acusa treinador de racismo

Gazeta Esportiva

Por Redação

04/06/2018 às 17:44 • Atualizado: 04/06/2018 às 21:10

São Paulo, SP

A temporada quase perfeita do Manchester City sofreu um arranhão. O volante Yaya Touré, que defende o clube desde 2010, fez duras críticas ao técnico Josep Guardiola, que comanda o City há duas temporadas, acusando-o, inclusive, de racismo. Reserva desde a chegada do espanhol, o meio-campista diz querer acabar com o "mito Guardiola".

"Eu até perguntei sutilmente sobre minhas estatísticas aos preparadores físicos. E, quando eu percebi que elas eram tão boas ou melhores, tanto no treino como no jogo, do que daqueles que jogavam e eram mais novos do que eu, entendi que não era uma questão técnica", disse o marfinense à revista francesa France Football.

Yaya Touré quer acabar com o mito em volta do técnico Pep Guardiola (Foto: Oli Scarff/AFP)


Os problemas de Yaya Touré com Guardiola são anteriores à chegada do treinador ao Manchester City. Entre 2008 e 2010, os dois trabalharam juntos no Barcelona e o meio-campista, na época, com menos de 30 anos, amargou a reserva na maior parte do tempo.

"Ele foi cruel comigo. Você realmente acha que o Barcelona poderia ter feito isso com Iniesta? Cheguei a me perguntar se não era por causa da minha cor", revelou Touré. "Eu não sou o primeiro a falar sobre essas diferenças no tratamento. No Barça, alguns também fizeram a pergunta. Talvez os africanos nem sempre sejam tratados por alguns da mesma forma que os outros".

Apesar da acusação forte, Touré disse que Guardiola age de forma velada. "Ele finge não ter nenhum [problema com jogadores africanos] porque é inteligente demais para ser flagrado", disse. "Mas o dia em que ele escalar uma equipe com cinco africanos, não naturalizados, prometo que lhe enviarei um bolo".

Conteúdo Patrocinado