Futebol/Campeonato Inglês

Com dois de Gabriel Jesus, City vence e retoma liderança do Inglês

São Paulo , SP
15/12/2018 12:22:38 — 15/12/2018 12:23:48

Em: Futebol Inglês, Manchester City, Notícias

Na partida de abertura da 17ª rodada do Campeonato Inglês, o Manchester City recebeu o Everton no Etihad Stadium, esqueceu a derrota para o Chelsea e venceu por 3 a 1, em uma partida de muita qualidade técnica dos donos da casa. O resultado colocou a equipe novamente na primeira posição, que agora aguarda o resultado do duelo entre Liverpool e Manchester United, que acontece no domingo, às 14h (de Brasília).

Além disso, a vitória também manteve duas marcas: sem vencer há três rodadas no Inglês, o Everton ainda permitiu que o tabu de oito anos sem vencer o rival no Etihad continuasse em voga, enquanto os Citizens mantiveram os 100% de aproveitamento em casa nesta competição durante a temporada. O jogo também marcou o retorno de De Bruyne, que estava lesionado.

Os comandados de Marco Silva até deram um susto no começo, mas quem dominou os primeiros 45 minutos foi o City de Pep Guardiola. Com destaque para Mahrez e Sané, Gabriel Jesus também fez um bom tempo e deixou os donos da casa na frente do placar aos 21 minutos. Na volta para a segunda etapa, o mesmo roteiro se desenhou logo no início, com outro gol do camisa 33 após cruzamento de Sané. Calvert-Lewin diminuiu e colocou um pouco mais de combustível na partida, mas Sterling, que havia acabado de entrar, deu tranquilidade novamente ao City.

Na próxima rodada, os Citizens, que alcançaram os 44 pontos, recebem, dia 22 de dezembro, o Crystal Palace, às 13h (de Brasília), enquanto o Everton, que permaneceu com 24, tem um duro embate contra o Tottenham em seus domínios, no dia 23, às 14h (de Brasília).

O jogo

Sterling entrou e logo em seguida fez o terceiro gol do City em cima do Everton (Foto: Oli Scarff/AFP)

Debaixo de chuva e frio em Manchester, foi o Everton quem teve uma (ótima) primeira chance, mesmo que anulada por impedimento. Calvert-Lewin recebeu na área, girou e bateu cruzado para a grande defesa de Ederson. A partir disso e até os 14 minutos, nenhuma oportunidade clara para as equipes, mas jogo equilibrado e de forte marcação. Quase chegando a 15 no relógio, Richarlison perdeu a chance de abrir o marcador após receber cruzado e chutar por cima do gol, depois de falha de Walker.

Aos 18 minutos, falta perigosa para o City, sofrida por Mahrez pela direita, que quase foi dentro da área. Na cobrança, o rebote ficou com Delph, que mandou uma bomba para cima do gol de Pickford. Bom momento dos donos da casa: logo em seguida quase gol contra, defendido pelo também goleiro da seleção inglesa. Em uma saída errada de bola, porém, Gabriel Jesus recebeu pela esquerda e tocou na saída do goleiro, abrindo o placar no Etihad Stadium aos 21 minutos.

O Everton sentiu o baque e, com posse de bola, o City tentou aumentar a vantagem. Testando pelas laterais e pelo meio, os donos da casa adiantaram a marcação e não deixaram os visitantes jogarem. Aos 39, defesa sensacional de Pickford após chute forte de primeira de Mahrez. Na jogada seguinte, Gabriel Jesus fez o segundo, mas o impedimento foi corretamente marcado.

Na volta para o segundo tempo, mal deu tempo de o Everton tentar ensaiar uma reação e Gabriel Jesus, mais uma vez com assistência de Sané, ampliou a vantagem do City de cabeça, em lance com falha de Mina. Mesmo melhor em campo, os comandados de Guardiola deram mole e permitiram que o adversário diminuísse a diferença com Calvert-Lewin, de cabeça, aos 20 minutos.

Apesar do raro bom momento do Everton, Sterling, que entrou no lugar de Sané poucos minutos antes, deu mais tranquilidade ao City ao ampliar a vantagem de cabeça, aos 23. Os visitantes ainda tentaram ir para cima, mas o resultado não foi modificado.