Napoli tropeça, e Juventus é pentacampeã consecutiva no Italiano - Gazeta Esportiva
Napoli tropeça, e Juventus é pentacampeã consecutiva no Italiano

Napoli tropeça, e Juventus é pentacampeã consecutiva no Italiano

Gazeta Esportiva

Por Redação

25/04/2016 às 12:11 • Atualizado: 25/04/2016 às 20:49

São Paulo, SP

(Foto: Alberto Pizzoli/AFP)
A Juventus pôde comemorar o título mesmo sem entrar em campo nesta segunda-feira (Foto: Alberto Pizzoli/AFP)


Com uma ótima campanha de recuperação, em especial no segundo turno, a Juventus nem precisou entrar em campo para se sagrar campeã italiana pela 32ª vez em sua história, a quinta consecutiva. Nesta segunda-feira, Roma e Napoli duelaram no Stadio Olimpico e, com apenas três rodadas restantes no Italiano, a vitória dos mandantes garantiu matematicamente o título à Vecchia Signora.

Para chegar ao pentacampeonato consecutivo, a Juventus já somou 85 pontos, dez a mais que o vice-líder Napoli. O caminho para o Scudetto, porém, esteve longe de ser tranquilo para a Juve e o início de temporada fez os torcedores temerem até mesmo um rebaixamento da equipe.

Na temporada anterior, os bianconeri quase viveram a glória máxima do futebol italiano. Com um time recheado de ótimos jogadores como Tevez, Pirlo e Vidal, a equipe venceu o campeonato nacional, a Copa da Itália, e chegou à final da Liga dos Campeões, quando acabou derrotada pelo Barcelona por 3 a 1.

Na janela de transferências, porém, a Juve viu Pirlo, Vidal, Tevez deixarem o clube, e os resultados no início de ano foram preocupantes. Com quatro derrotas e três empates nos primeiros dez jogos, a Juventus já era colocada como carta fora do baralho na disputa pelo título, que tinha Internazionale, Fiorentina e Napoli como principais candidatos.




Entretanto, após o início negativo, as reposições da equipe como o volante Khedira, ex-Real Madrid, o jovem atacante argentino Paulo Dybala, e o próprio Pogba, que já estava no elenco, mas assumiu um maior protagonismo na equipe, começaram a dar resultado, levando o time a uma incrível sequência de vitórias.

Em uma série atual de nove vitórias seguidas, a Juventus chegou a conquistar 15 triunfos consecutivos após os dez primeiros jogos irregulares. Os bianconeri ostentam, neste momento, a incrível marca de 25 jogos sem perder derrotas no Italiano, tendo sofrido apenas três gols em todas as 15 partidas deste segundo turno.

Se nas ruas de Turim a festa pelo penta já começa nesta segunda-feira, a comemoração tomará a casa da Juve de vez apenas no domingo, quando os comandados de Massimo Allegri recebem o Carpi, às 7h30 (de Brasília), em duelo que marcará a cerimônia de entrega do troféu. Para a próxima temporada, se a Vecchia Signora conquistar a Itália mais uma vez, será um feito inédito, uma vez que nenhuma outra equipe conseguiu seis Scudettos consecutivos.



Aliás, o time de Pogba, Dybala e companhia é apenas a quarta equipe na história a faturar o penta. A própria Juventus (1931 a 1935), o Torino (1943 a 1949 - o campeonato de 1944-45 não foi realizado por causa da Segunda Guerra Mundial) e a Inter de Milão (2006 a 2010) foram as outras. No total, o time alvinegro soma 32 troféus. Milan e Inter aparecem na sequência com 18 taças cada

Roma bate o Napoli com gol no finalzinho

(Foto: AFP/Gabriel Bouys)
(Foto: AFP/Gabriel Bouys)


Quanto ao jogo desta segunda-feira, a Roma conquistou a vitória apenas nos minutos finais com um gol de fora da área do belga Nainggolan. O triunfo foi muito importante para a equipe na briga pela vaga na Liga dos Campeões da Europa já que, somando 72 pontos, o time fica a apenas uma vitória de conquistar a classificação.

Já no lado napolitano, apesar de ter sua expectativa pelo primeiro título italiano após a Era Maradona frustrada, fica o consolo de ter vaga assegurada na Champions. Além disso, os partenopei ainda brigam pelo vice-campeonato com a própria Roma.

Conteúdo Patrocinado