Campeão pelo Juventude, técnico Valmir Louruz morre em Porto Alegre - Gazeta Esportiva
Campeão pelo Juventude, técnico Valmir Louruz morre em Porto Alegre

Campeão pelo Juventude, técnico Valmir Louruz morre em Porto Alegre

Gazeta Esportiva

Por Do correspondente Vicente Fonseca

29/04/2015 às 14:24

Porto Alegre, RS


Considerado o técnico do século do Juventude, Valmir Louruz, 71 anos, morreu nesta quarta-feira, em Porto Alegre. O treinador sofreu um mal súbito, chegou a ser levado para a Santa Casa de Misercórdia da capital, mas não resistiu e acabou falecendo.


Louruz foi jogador profissional e teve passagem pelo Internacional na década de 1970. No entanto, foi como treinador que obteve mais notabilidade, especialmente por ter comandado o Juventude em sua maior conquista: a Copa do Brasil de 1999. Na ocasião, o time de Caxias do Sul eliminou Corinthians, Bahia, aplicou 4 a 0 no Inter em pleno Beira-Rio na semifinal e se consagrou ao segurar um 0 a 0 no Maracanã lotado, diante do Botafogo, após uma vitória por 2 a 1 em casa no jogo de ida.


Outra campanha de destaque de Louruz como técnico ocorreu em 1985, quando levou o Brasil de Pelotas às semifinais do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o Xavante chegou a eliminar o Flamengo, de Zico, com uma vitória por 2 a 0 no Estádio Bento Freitas. Trabalhou ainda em diversos outros clubes, entre eles Náutico, Vitória e Internacional, além de passagens por Kuwait, Japão e Arábia Saudita.


O Juventude emitiu nota em seu site lamentando a morte de seu mais vitorioso comandante, e declarou luto oficial em memória a Louruz. “Profissional de fino trato e respeitadíssimo em todos os lugares que passou, especialmente no Esporte Clube Juventude, clube que sempre lembrará e saudará seu nome, seus atos e suas conquistas. A tristeza toma conta do Jaconi”, diz trecho do documento.


Em nota oficial, o clube lamentou o falecimento de Valmir Louruz, considerado o melhor treinador do Juventude no último século
Em nota oficial, o clube lamentou o falecimento de Valmir Louruz, considerado o melhor treinador do Juventude no último século - Credito: Reprodução/Facebook

Conteúdo Patrocinado